Como explicar que somos a imagem e semelhança de Deus?

Perguntado por: aveloso6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e sangue. As Escrituras dizem que “Deus é espírito” (João 4:24) e, portanto, existe sem um corpo.

O real significado do nome de Deus em Êxodo. Quando o povo de Israel foi escravizado no Egito, clamou a Deus por libertação. Então Deus respondeu ao clamor deles, usando a expressão “Eu sou quem sou” (Êx 3:14) para se apresentar como seu libertador.

Para Deus, o mais importante é o que vai em nosso coração, o que pensamos sobre nós mesmos e que direciona nossos desejos e emoções. A partir da forma como nos vemos, o Senhor começa a agir em nossas vidas. Deus não se importa com nossa estatura, conta bancária ou se possuímos bens materiais. Ele vê nosso interior.

Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados.

Somos seres duais de carne e espírito, de modo que muitas vezes nos sentimos fora de harmonia ou em conflito. Nosso espírito é iluminado pela consciência, a luz de Cristo (ver Morôni 7:16; D&C 93:2), e ele naturalmente responde aos sussurros do Santo Espírito e deseja seguir a verdade.

Mas o pecado deformou a Imago Dei de tal forma, que o homem não consegue com as suas próprias forças colocá-la em ordem. Por isso Deus decidiu restaurar a imago Dei enviando seu Filho Unigênito para comunicar ao homem um novo poder de conhecimento e amor pelas verdades eternas37.

27 E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e afêmea os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: aFrutificai e bmultiplicai-vos, e cenchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.

Quem me vê a mim vê o aPai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos. A carteira de identidade é também conhecida como RG, que significa registro geral.

Ele vive no céu e, por isso, costumamos chamá-Lo de Pai Celestial. A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

1 Coríntios 11:1 (Sede meus imitadores assim como eu sou de Cristo) - Bíblia.

O nosso corpo é templo do Espírito Santo, então como está escrito 1 Coríntios 6: 19-20, não pertencemos a nós mesmos, pois fomos comprados por um alto preço e com isso devemos honrar a Deus através dele, o que começa na nossa identidade.

No meio de mais de 7 bilhões de seres humanos que existem no mundo, Ele te olha como se somente você existisse. “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida” (Salmo 33.13).

29 Então perguntou-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Respondeu Pedro: “Tu és o Cristo”.

A Bíblia diz em Salmos 135, versículos de 15 a 18: “Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não veem; têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles.”

Os ídolos modernos ou falsos deuses podem assumir a forma de roupas, casas, negócios, máquinas, automóveis, iates e numerosos outros bens que nos desviam do caminho que conduz à deidade. (…)

Imagens como forma de conexão e fé
Por isso a veneração é diferente da idolatria”, diz o teólogo. São essas imagens, produzidas por muitos artesãos do mundo inteiro, que funcionam como um lembrete da nossa consagração a Deus por meio do batismo.

Nesse sentido, compreendemos que identidade cristã é a apreensão de todo um conjunto de experiências presentes nos conteúdos da nossa tradição e prática em seguir a pessoa do Senhor Jesus Cristo em seu seguimento (João 13:15; 1 Coríntios 2:16; Romanos 15:5).