Como explicar Proverbios 30 5?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Esses versículos destacam três verdades acerca da Palavra de Deus: a natureza da Palavra de Deus é pura, não existe contaminação ou impureza.

Agur reconhece suas próprias limitações e enfatiza a importância de buscar conhecimento e entendimento de Deus. Ele também reconhece a importância de viver uma vida virtuosa e evitar as armadilhas do pecado e da tentação. No geral, Provérbios 30 oferece conselhos práticos e atemporais para viver uma vida boa e correta.

Deus deu ao ser humano o privilégio da liberdade de escolha, mas diante disso ele nos instrui a usar essa liberdade com sabedoria. O pecado ao contrário em nada traz liberdade, somente prisões. É impossível pecar sem se prender, um dos enganos do pecado é que ele promete liberdade, mas somente traz escravidão.

Agur era um escritor bíblico, filho de Jaque.

Agur e o rei Lemuel são dois sábios que aparecem entre os autores do livro de Provérbios no Antigo Testamento. Pouco se sabe sobre quem foram esses dois homens. Os textos bíblicos apenas dizem que Agur era filho de Jaque, e que Lemuel foi um rei de Massá (Provérbios 30:1; 31:1).

sanguessuga

  1. popular pessoa que bebe muito.
  2. figurado pessoa que explora outra do ponto de vista material e/ou emocional.
  3. figurado pessoa que pede constantemente favores ou dinheiro a alguém.

[Figurado] Indivíduo que explora outros, que lhes tira dinheiro; sugador.

Esses animais recebem esse nome porque se alimentam do sangue de animais vertebrados. Igualmente as minhocas, as sanguessugas fazem respiração cutânea. As sanguessugas não dispõem de cerdas ou parapódios.

Quatro coisas há na terra que são pequenas, entretanto são extremamente sábias; 25. as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida; 26.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

3:5-6 A recompensa de andar com Deus
A promessa de Deus é que Ele endireitará nossas veredas, mas o cumprimento dessa promessa é relacionado a nossa obediência ao Senhor. Devemos crer em Deus de todo nosso coração e obedecer aos seus mandamentos em todas as situações. Endireitará em Hebraico significa tornar reto.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

Provérbios 3:5 – Confie no Senhor; confiar total e seguramente nas promessas e na providência de Deus para obter ajuda e alívio em todos os seus assuntos e perigos. Não te estribes no teu próprio entendimento; não pense em realizar seus desígnios pela força de sua própria inteligência sem a bênção de Deus.