Como explicar provérbios 24 3?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 16 votos

Os benefícios da sabedoria, do discernimento e do conhecimento podem ser os acessórios literais da casa, ou simbolicamente o caráter e os relacionamentos da família que vive naquele lar. O melhor fundamento para um lar pleno é e sempre será Deus.

Os maus às vezes conseguem sucesso temporariamente; o justo ganhará no fim. Um homem piedoso aplica este provérbio temendo a Deus em primeiro lugar, pois este é o mais alto grau de sabedoria.

Obviamente Salomão não escreveu o livro inteiro, mas há boas razões para aceitar que ele tenha sido o autor da maior parte dos provérbios entre os capítulos 1 e 24. Através da compilação de Ezequias, os provérbios dos capítulos 25 a 29 também podem ser atribuídos a ele.

Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos. Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações?

Significa assumir que Ele tem o controle de todas as coisas. Na Bíblia, existem várias passagens e narrativas de personagens que confiaram totalmente no Senhor. No geral, a confiança em Deus se revela quando estamos em situação de extrema fragilidade ou desesperança.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

4 Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja? 4 Cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja?

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Este versículo em outras versões da Bíblia
23 Também estes são provérbios dos sábios: Fazer acepção de pessoas no juízo não é bom. 23 Também estes são provérbios dos sábios. Ter respeito a pessoas no juízo não é bom.

Por meio dela, Deus nos fala com textos gloriosos, como o que está em Provérbios 10.22: “A bênção do Senhor enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto”. Em outra versão, está escrito: “A bênção do Senhor produz riqueza e não provoca sofrimento algum”.

É Cristo que vem até nós, habita em nós e nos traz Sua paz. Essa paz, que vem do coração d'Ele, não nos permite viver perturbados nem aflitos, mesmo que passemos por muitas aflições e enfrentemos diversas dificuldades na vida.

Quais os sintomas da angústia?

  • Excesso de pensamentos negativos;
  • Crises de ansiedade;
  • Batimentos cardíacos rápidos e descontrolados;
  • Dores no peito e sensação de aperto na garganta;
  • Dificuldades para respirar e sensação de sufocamento;
  • Inquietação;
  • Dores de cabeça;
  • Insônia.

A frase “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” indica a suficiência da graça de Deus e seu caráter independente da força humana. Essa declaração é um encorajamento da parte do Senhor ao apóstolo Paulo que ele registrou em 2 Coríntios 12:9.

A angústia é resultante do excesso de questionamentos, incertezas e cobranças pessoais. A busca constante por respostas existenciais, o sentimento de culpa, a frustração e o medo são outros fatores que também podem trazer a sensação de angústia.