Como explicar provérbios 22 6?

Perguntado por: aaraujo6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. Postado em 12 de maio de 2013 às 11:41. Pensamento: Crianças não precisam ser treinadas; precisam ser guiadas.

Ensinar no caminho significa ir andando ao lado das crianças e durante esta caminhada, passar o seu ensino.

A posição dos pés enquanto caminha é fundamental. O ideal é que, ao começar a andar, pelo menos um dos pés deve estar no chão enquanto o outro acompanha o movimento das pernas até que o calcanhar alcance o solo. É importante lembrar que a pisada deve ser neutra, ou seja, nem muito para dentro, nem muito para fora.

Nesse processo de educação de nossos filhos nos caminhos do Senhor, temos que atentar para as coisas que podem leva-los ao compromisso de viver uma vida ao lado de Jesus. São pontos como orar, ler a Bíblia, ter vida devocional, ir à igreja e ser ativo na obra de Deus.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

7 O rico domina sobre os pobres; e o que toma emprestado é servo do que empresta.

Salomão nos ensina aqui que devemos educar as crianças no caminho correto, da retidão, de obediência ao SENHOR.

Transmitir conhecimento sobre alguma coisa a alguém; lecionar: ensinar inglês a brasileiros. [Por Extensão] Dar instruções sobre alguma coisa a alguém; instruir: o pintor deve ensinar sua técnica aos estudantes. Indicar de maneira precisa; em que há precisão; orientar: ensinou-lhe o caminho a seguir.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, para que quando cresça , não se desvie dele.” Provérbios 22:6.

Por isso Provérbios 22.6 diz: “ Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

É preciso caminhar como se estivesse vendo 20 metros à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdômen e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai junto e vice-versa. Como andar pode ficar canativo se o calçado estiver errado!

Postura para homem ao andar
Para andar com a postura para homem correta, é importante ter calçados que apoiam completamente os pés no chão de forma confortável. Deve-se contrair levemente a barriga, encolhendo-a e posicionando os ombros para trás, de forma que o corpo fique bem ereto e o queixo esteja paralelo ao chão.

A postura correta em também é muito importante. Quando estiver em , procure manter um à frente do outro e os joelhos ligeiramente fletidos, para que possa proteger sua região lombar, retirando a pressão dessa região. Se estiver em e em movimento, procure manter as costas direitas.

Êxodo 20:5-6 diz assim: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

As gerações são importantes e significativas para os planos de Deus. Elas foram e continuam sendo uma orquestração do Deus poderoso. Por isso, abençoe seus filhos, abençoe sua geração.

Precisamos cuidar da nossa vida todos os dias, porque, ninguém desvia-se de Deus de uma hora para outra. Hoje estou aqui em Deus, e amanhã não estou mais; isso não existe! Nós nos desviamos do caminho do Senhor aos poucos, O abandonamos e acabamos seguindo outro caminho, ou seja, relaxamos.

Gênesis 22 conta a história de um dos maiores testes a que Deus submeteu uma pessoa. Antes de ler o capítulo 22, leia o que o Senhor disse aos membros da Igreja em Doutrina e Convênios 101:4–5. Enquanto lê Gênesis 22, coloque-se no lugar de Abraão ou de Isaque e pondere o que teria pensado em cada ponto da história.

22:8 Colhemos o que plantamos
O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto.” Um exemplo de consequência moral, quem semeia a maldade colherá maldade e será castigado por se próprio ódio.

22: 4. Galardão é sinônimo de prêmio. E o verso nos diz que aqueles que têm humildade e temor a Deus são galardoados com riquezas, honra e vida. Os pressupostos do prêmio são, portanto, a humildade e o temor a Deus.