Como explicar preposição?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Como o próprio nome diz, preposição é um termo que ocupa uma posição anterior. Na prática isso significa que se posiciona sempre antes de uma palavra, estabelecendo uma relação de subordinação com um termo principal. Esse vocábulo pode ligar tanto os nomes a seus complementos quanto os verbos a seus objetos.

Preposição é a palavra que tem a função de conectivo. Ela pode ser usada para ligar um termo a outro (por exemplo: dente de leite), ou uma oração a outra (por exemplo: Chegarei daqui a uma hora.). As preposições são classificadas em essenciais ou acidentais.

Preposições são palavras invariáveis que ligam dois termos de uma oração:

  • dor de cabeça;
  • pão com queijo;
  • olhar para cima;
  • entrar em casa;
  • pagamento a prazo;
  • preço por unidade.

As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Elas podem ser essenciais ou acidentais. Algumas se contraem com artigos.

Preposição é toda palavra invariável que serve para ligar dois elementos de uma oração. Essa classe de palavras estabelece uma relação entre os elementos ligados, subordinando o segundo ao primeiro. Assim, há um elemento que rege e outro que é regido.

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas. Obrigada pelas suas amáveis palavras.

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

Para ser uma proposição, a frase precisa poder ser verdadeira ou falsa, não é necessário que saibamos no momento se é verdadeira ou falsa. Em lógica se diz que é necessário que a sentença tenha valor de verdade, ou seja, possa ser verdadeira ou falsa.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

Rigorosamente falando, há uma distinção entre os dois vocábulos: APÓS é preposição – liga palavras ou termos de uma oração: ano após ano, um após outro, Pedro após Paulo. DEPOIS é advérbio – basicamente modificador do verbo: falaremos depois, vou depois.

As preposições podem ser divididas em dois tipos: preposições essenciais, preposições acidentais e locuções prepositivas.

1) Quando a preposição “em” aparece antes do gerúndio, expressa circunstâncias de tempo, condição ou hipótese: Em amanhecendo, iremos para casa. 2) Para expressar tempo, a preposição “em” faz concorrência com “dentre” e “daqui”: Em cinco minutos, você será atendido.

Locuções são construções formadas por uma ou mais palavras que juntas assumem a função de determinada classe gramatical. Aquelas que desempenham o papel de preposição são chamadas de locuções prepositivas. “Ao lado de”, “por meio de”, “acerca de” são alguns exemplos famosos desse tipo de locução.

(ii) de — Noção de espaço: «Já estamos a sair de casa.» Noção de tempo: «Eles visitam-me de vez em quando.» (iii) em — Noção de espaço: «Os rapazes entraram em casa a correr.» Noção de tempo: «Chove muito em Abril.»

As preposições de tempo são usadas para falar de um período específico de tempo, como uma data ou um horário. Usamos “At” quando falamos de horas, feriados e festas, ou quando falamos de momentos muito específicos.