Como explicar prefixo e sufixo?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

Prefixos são os afixos que aparecem antes do radical. A maioria dos prefixos encontrados na língua portuguesa é de origem latina. Eles podem apresentar-se sob a forma erudita ou popular como acontece com super e sobre, sub e sob.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Os sufixos nominais são afixos que se aglutinam a um radical para originar um substantivo ou um adjetivo. Ouça o texto abaixo em aúdio! Perceba que os segmentos em destaque (-ão; -zinho; -ada; -ice) criam novas palavras (substantivos ou adjetivos) ao aglutinarem-se a um radical.

Origem etimológica:diária + -ista.

Por exemplo, a palavra gato é formada por dois morfemas: gat- e -o. O morfema gat- é a parte principal da palavra, pois através dela, entendemos o que ela quer dizer. O morfema -o indica que a palavra pertence ao gênero masculino.

Sufixo – O que é
O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

Etimologia: Laranjeiras – Sobrenome de origem geográfica. Termo híbrido, formado pela palavra “laranja” acrescido do sufixo nominativo “al”.

Prefixos são morfemas que se posicionam antes do radical, para formar novas palavras. Estes elementos são originários ou do grego ou do latim, e quando se ligam aos radicais, transformam o sentido da palavra. As palavras que se formam pelo acréscimo de afixos (prefixos e sufixos) a um radical são denominadas derivadas.

Como é possível observar, as palavras sofrem uma modificação em seu significado quando possuem o acréscimo dos elementos mórficos CON-, DES- e IN-. Esse elemento mórfico que antecede o radical das palavras, conferindo-lhes um novo significado e originando novas palavras, é conhecido como prefixo.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Neste caso, temos a palavra rico mais o sufixo –eza.

eira

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Origem etimológica:folha + -ar.

-isco | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Este sufixo significa "filho de". Igual ao "De" ou "Di" na Itália, onde são comuns os De Rossi, Di Giovanni ou Di Carlo. Os sobrenomes que usam essa fórmula são denominados de "patronímicos".

O z de flor(z)inha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.