Como explicar os números decimais?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os números decimais são aqueles que possuem uma parte não inteira, representados com vírgulas. Podem ser representados como fração. Utilizamos os números decimais em diversas medidas, como as de comprimento, de massa e monetárias.

Classificamos os números decimais em três formas: -decimais finitos ou exatos; -decimais infinitos e periódicos; - decimais infinitos não periódicos.

O sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema, quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.

0,1; 0,01; 0,001 são números decimais, por exemplo, assim como 13,4. A vírgula é responsável por separar a parte inteira da decimal. Por exemplo, em 0,001, o 0 que está antes da vírgula é a parte inteira, e tudo que vier após, nesse caso, 001, é a parte decimal.

O primeiro método consiste em “andar” a mesma quantidade de casas decimais, ou seja, multiplicar por potências de 10 até que a vírgula não esteja mais presente. O segundo método consiste em representar os números em forma de fração e realizar a divisão de frações.

Veja mais um exemplo: 2 corresponde a quanto por cento de 5? >> Para responder, considere a fração 2/5. >> Escreva-a na forma decimal: 2/5 = 0,4 = 0,40 = 40%. >>

Como exemplo, temos: 0,5=5/10.

Exemplos: 0,5432 = número com quatro casas decimais, com o algarismo 5 na primeira casa decimal, 4 na segunda casa decimal, 3 na terceira casa decimal e o algarismo 2 na quarta casa decimal.

Para comparar dois números decimais, devemos começar olhando para o maior valor posicional. Se os números forem os mesmos, continuamos até os menores valores posicionais.

Quando lemos um número decimal usando os valores posicionais, devemos mencionar primeiro a parte inteira e, em seguida, a parte decimal na sua totalidade, dizendo as menores partes contidas no número. Por exemplo, o número é lido assim: "Quinhentos e sessenta e nove e seis milésimos".

Classificação dos números decimais
Os dez algarismos indo-arábicos - 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 - servem para contar unidades, dezenas, centenas, etc. da direita para a esquerda. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez).

Primeiro, consideramos os valores posicionais inteiros, isto é, as unidades, dezenas, centenas, etc. Depois os valores posicionais decimais: os décimos, centésimos, milésimos, etc.

Cada criança que bater no balão deverá dizer um número da sequência numérica ou da sequência dos redondos. Outra sugestão: numa brincadeira de pular corda, duas crianças trilham e as demais ficam numa fila. Todas vão recitando a sequência numérica à medida em que a corda toca o solo.

É possível trabalhar com a construção deste sistema desde a Educação Infantil. No primeiro ano, é imprescindível o uso de materiais concretos e manipuláveis, que são próprios para desenvolver essa habilidade. Os materiais mais conhecidos são o ábaco e o material dourado.