Como explicar o versículo 23?

Perguntado por: egaspar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

É o povo que descansa no Senhor, como ovelhas no aprisco. O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS (SALMOS 23:2)
Pois, elas animais medrosos. O salmista diz: guia-me mansamente a águas tranquilas. O pastor guia a ovelha mansamente até às águas tranquilas. Nosso Senhor sabe nos guiar até os lugares tranquilos que refrescam nossa alma.

Na frase: “a tua vara e o teu cajado me consolam”, a palavra “vara” traduz o hebraico shebet que nesse contexto significa “bordão”, “cetro” ou “bastão”. Isso quer dizer que na frase o salmista se refere ao bastão usado pelos pastores de rebanhos para combater animais selvagens.

1 O Senhor é o meu apastor, nada me bfaltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranquilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa do seu anome.

À noite, os pastores levavam as ovelhas para um curral chamado de aprisco, cercado de muros altos encimados por espinheiros para impedir a entrada de animais selvagens e ladrões.

Os dois primeiros versículos deste Salmo mostram que você pode descansar no cuidado de Deus e na provisão dEle para sua vida, não importa o que esteja acontecendo hoje. Deus é Aquele que supre cada uma das suas necessidades. Ele conhece cada coisa que você precisa e está pronto para entrar em ação na sua vida.

O senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Davi

Davi compõe o Salmo 23 enquanto cuida das ovelhas de seu pai.

A segunda verdade é a certeza de que Deus sempre estará presente em nossos vales: “porque Tu estas comigo”. Como bom pastor Deus é presente na vida de suas ovelhas e com seu cajado as protege contra o inimigo e com a vara traz direção às suas vidas.

Portanto, quando Davi diz “nada me faltará”, ele está reconhecendo o quão completamente confiante ele é um Deus como seu Pastor. Isso significa que em Deus, ele tem tudo que precisa, por isso nada ele sentirá falta.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

Varão na Bíblia
Para a doutrina cristã evangélica, a palavra varão é comumente utilizada na Bíblia para se referir ao homem digno de fé e temor à Deus.

Sentimo-nos, freqiientemente,… amedrontados ao nos defrontarmos com as dificuldades da vida. Se buscarmos orientação divina e seguirmos o caminho do evangelho, seremos conduzidos ao nosso destino final.

Agora, na expressão “unges a minha cabeça com óleo” há uma referência ainda mais importante: Davi tinha sido ungido futuro rei de Israel, quando tinha cerca de dezesseis anos, pelo profeta Samuel, embora, quando escreveu o salmo 23, ainda não tinha assumido o trono.

A designação “pastos verdejantes” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “pastos de grama nova”. Mas o hebraico neoth, “pastos”, também pode ser traduzido por “habitação”, ou mais especificamente, “habitação de pastor”.

Não é com passividade, mas com prudência e determinação que age uma ovelha de Jesus. Ela trabalha, corre atrás, luta, faz a sua parte, previne-se, não se expõe ao mal nem ao perigo. Uma ovelha de Jesus pensa, raciocina, medita e confia na graça de Deus, mas nunca deixa de fazer a sua parte.

Por que as ovelhas andam juntas? As cabras e as ovelhas são animais gregários, ou seja, vivem em rebanhos. As primeiras são mais curiosas, lembra? Então às vezes se dispersam do grupo para buscar alimento ou explorar, mas nunca perdem suas colegas de vista.

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês” (Hebreus 13:17).

Esse óleo forma uma barreira de proteção contra o mal que tenta destruir as ovelhas.