Como explicar o Salmo 91 1?

Perguntado por: osampaio9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Explicação de cada versículo. Versículo 1 - Neste verso, há duas figuras bem marcantes: o “esconderijo do Altíssimo” e “a sombra do Onipotente”. Ambas expressões referem-se a proteção e a nossa comunhão com Deus. O “esconderijo do Altíssimo” trata-se do nosso próprio coração, quando permitimos que Deus faça morada.

calcarás aos pés o filho do leão e a serpente qual significado? Dentro do contexto signfica que Jesus iria derrotar o diabo na cruz. O próprio autor em seu texto explica: Este versículo usa o leão e a cobra para representar a força e a violência. Está literalmente falando sobre Satanás e seus anjos demoníacos.

A declaração “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará” fala das bênçãos da proteção e do cuidado divino que os crentes podem desfrutar (Salmo 91:1). O esconderijo do Altíssimo é o lugar secreto na presença do Senhor onde há comunhão íntima entre Deus e seu povo.

5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. 6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Na Bíblia, “peste perniciosa” significa basicamente doenças perigosas com potencial de se tornarem verdadeiras pragas e epidemias. Por isso alguns estudiosos interpretam a peste perniciosa como sendo uma referência a alguma doença infectocontagiosa.

Resposta: Esse salmo foi escrito pelo rei Davi. Quando o salmista escreveu esse salmo estava passando por um momento difícil em sua vida.

Contexto e temas
O Tehilim e o Zohar ensinam que Moisés compôs esse salmo enquanto ascendia às nuvens pairando sobre o Monte Sinai, quando recitou essas palavras como proteção contra os anjos da destruição. No pensamento judaico, o Salmo 91 transmite os temas da proteção de Deus e do resgate do perigo.

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

O mesmo que: embasarás, encalcarás, espezinharás, pisarás, sopearás, copiarás, subjugarás, apoiarás.

1. Pisar com o pé ou com os pés. 2. Esmagar.

Você tem condições de ler, entender e compreender perfeitamente o que é o esconderijo do Altíssimo”, esclareceu. Contudo, para estar no abrigo do Altíssimo é necessário que o ser humano leve uma “vida correta”. Na sequência, o Bispo realizou uma oração especial por aqueles que desejavam habitar no esconderijo de Deus.

A “mortandade que assola ao meio-dia” se refere a Satanás, destruindo grandes multidões, mas não tocando no Filho de Deus, que habitou no “esconderijo do Altíssimo”.)

Jesus é o esconderijo do Altíssimo. É o nosso lugar secreto onde encontramos abrigo, onde encontramos um amigo de verdade em todas as horas.

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

Na Bíblia essa expressão é utilizada de forma figurada para falar dos perigos e calamidades que cercam os homens. Nesse sentido o salmista escreve: “Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia” (Salmo 91:5).

A frase: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita” mostra claramente a evolução da calamidade. Mil pessoas são atingidas, e em seguida dez mil.

Passarinheiro era o nome do caçador que caçava pássaros. e o laço era o instrumento. que ele utilizava para caçar.