Como explicar o Salmo 27?

Perguntado por: enovaes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO; DE QUEM TEREI MEDO? (Salmo 27.1) Este Salmo, escrito pelo rei Davi, descreve como uma pessoa em meio a crises e perseguições, conseguia sempre encontrar em Deus o seu refúgio, a sua fortaleza, a sua esperança e a sua segurança.

O anseio pela presença de Deus em Jerusalém levou Davi a fazer uma grande expedição para buscar a arca. Riquezas, reconhecimento, poder e prosperidade não eram substitutos da presença de Deus. Mais do que coisas, Davi ansiava pela presença de Deus. Mais do que bênçãos, Davi desejava o abençoador.

Esperar é uma das coisas mais difíceis para nós fazermos nesta sociedade de ritmo acelerado. Nós não gostamos de esperar. Mas em nossa vida espiritual, a espera é importante. Devemos confiar no tempo de Deus e esperar Sua intervenção quando enfrentamos provações da vida.

Ao pedir para morar na Casa de Deus, ele mostrava que priorizava estar continuamente na presença do Altíssimo. Sua confiança no Deus Eterno não era fruto do acaso, mas uma consequência de suas escolhas. Isso significa que nossas decisões mostram o que priorizamos na nossa vida.

Precisamos buscar a presença do Senhor constantemente e nunca dispensar da comunhão com Deus e a santificação. Ele é o nosso abrigo e proteção!

Ele buscou o perdão divino e não ocultou seu arrependimento dos grandes homens, e nem mesmo dos súditos de seu reino. Compôs um salmo penitencial narrando seu pecado e arrependimento, salmo este que ele sabia, seria cantado pelas gerações posteriores.

Quando disseste: Buscai o meu rosto; a ti te disse o meu coração: O teu rosto, SENHOR, buscarei. Este versículo dá a essência de toda revelação divina e de toda resposta humana a ela. Quer estudar a Bíblia e não sabe por onde começar?

Davi se sentia assim, desprezado pelo Senhor. A prova disso é que sua maior preocupação não era o movimento de seus adversários, mas o silêncio de Deus. Por isso a insistente pergunta: “Até quando, Senhor?” (Salmo 13:1,2). Muitas vezes nos sentimos assim e tomamos em nossas orações essa mesma pergunta do salmista.

Significado de Presença
substantivo feminino Fato de uma pessoa estar num lugar específico; comparecimento. Existência de uma coisa em um lugar determinado: presença de mosquitos. Fato de existir, de ter existência real num local; existência: a presença de índios na Amazônia.

A presença é a relação (ou a busca da harmonia) entre o Eu interior com o mundo externo. Enquanto "Presente" indica o Lugar na terra e o Tempo no espaço, a "presença" propõe a consciência integrada as condições de tempo e espaço.

Anela vem do verbo anelar. O mesmo que: aspira, ambiciona, anseia, apetece, cobiça, deseja, quer.

Sobre o Senhor, ele escreveu: “Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá” (Salmo 27:10). Dói muito, quando sofremos o abandono da família e dos conhecidos. Quando isso acontece, sentimo-nos como o mais solitário dos mortais.

34 aEspera no Senhor, e guarda o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados. 35 Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

By FelipoBellini Last updated jun 29, 2020 Salmo 27 foi escrito pelo rei Davi, aproximadamente no século lll antes de Cristo. Davi não o escreveu em uma situação de paz, como os salmos anteriores. Davi estava sofrendo por causa da fúria e das tramas dos seus inimigos.

A Palavra do Senhor, neste verso, nos mostra o grande poder que reside na fé combinada com a esperança. O salmista inicia sua declaração com uma possibilidade: “Pereceria”; Ele tem certeza de que essa possibilidade é real: “sem dúvida”.

Provérbios 3:26 Nova Almeida Atualizada (NAA)
Porque o SENHOR será a sua segurança e ele não deixará que os seus pés sejam presos.

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

A profecia se refere aos que confiam e esperam no Senhor com uma “árvore plantada junto às águas”, apontando para o Senhor Jesus. E os chama de benditos. A verdadeira felicidade está em Jesus.

O tabernáculo era um lugar sagrado para os filhos de Israel, assim como o templo é um lugar sagrado para nós atualmente. Esse tabernáculo destinava-se a ser portátil porque os filhos de Israel mudavam-se freqüentemente enquanto estavam no deserto.