Como explicar o que é vocação?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão.

A palavra vocação significa “chamado” em latim. É algo intrínseco e que já nasce com a gente. Podemos dizer que a vocação é uma tendência ou habilidade nata que leva uma pessoa a exercer uma determinada profissão ou carreira.

Vocação é ação de chamar por parte de Deus, como sua iniciativa de amor corresponsável (Is 59,1; Jr 1,5; Rm 9,12; Gl 1,15; 5,8). Deus chama porque ama (cf. Dt 7,6-8; 23,6; Jo 15,16; Mc 3,12). Segundo a Bíblia, missão é o elemento central da vocação.

Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

Por que ela é importante? Além de auxiliar a direcionar a escolha sobre a carreira, a vocação tem outros benefícios que evidenciam a sua importância. O principal é que ao trabalhar em uma área para a qual você tem essa aptidão, há mais chance de ter satisfação na vida profissional.

Como descobrir minha vocação?

  1. Observe suas características. Exercite o autoconhecimento e busque suas principais características: o que você gosta de fazer? ...
  2. Descarte o que não quer. ...
  3. Busque atividades que gerem prazer. ...
  4. Converse com profissionais das áreas de seu interesse. ...
  5. Confira quais são as tendências do mercado.

Vocacionado vem do verbo vocacionar. O mesmo que: guiado, direcionado, orientado, encaminhado, norteado, acompanhado, escoltado, liderado, aconselhado.

Vocação é o chamado de Deus na vida de cada pessoa para servi-lo ajudando a comunidade. Encontramos na mensagem do Evangelho um convite para seguir Jesus Cristo: “Vem e segue-me” (Mt 9,9).

Vocação vem do latim vocare e significa chamar, e missão é o mesmo que enviar. Assim, toda pessoa tem uma vocação e a consequência disso é a missão.

primorado. A vocação é azul porque representa um chamado, algo que vem do horizonte, da imensidão da linha onde o mar se transforma em céu – da vida, enfim. O dom é inato: obra do acaso genético ou presente de Deus, quem sabe a verdade?

Continue a leitura e saiba mais.

  1. Acolha sua primeira vocação. Antes mesmo de descobrir uma vocação específica, é preciso acolher o primeiro chamado que Deus faz a cada um. ...
  2. Saiba que toda vocação é importante. ...
  3. Reflita: qual o seu chamado? ...
  4. Faça uma jornada de autoconhecimento. ...
  5. Busque auxílio. ...
  6. Reze. ...
  7. Orientação espiritual.

No evangelho de hoje Lucas 5,1-11 faz um relato da vocação de Pedro e dos seus companheiros de trabalho, Tiago e João.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

à Vida

A primeira vocação é o chamado à Vida.

A vocação é formada por dois elementos: a aptidão que uma pessoa tem para fazer determinada coisa e o interesse que ela sente por aquilo. O interesse vem de fora, ou seja, é influenciado pelas experiências individuais e pelo ambiente em que cada pesssoa vive.

Distinção entre trabalho e profissão
A diferença é que qualquer um pode ter um trabalho, já que ele só representa a atividade feira. Uma profissão é mais complexa, pois demanda estudo e especialização para, aí sim, realizar os trabalhos.

A vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no outro.

Mas, afinal, como descobrir o que somos boas fazendo?

  1. Reconheça o que você gosta de fazer.
  2. Note quais são os seus pontos fortes.
  3. Observe os seus pequenos sucessos.
  4. Pense no que você faz para se divertir.
  5. Questione as pessoas próximas.
  6. Aposte em testes vocacionais.

Vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa, um exemplo são os Irmãos Maristas.

No quarto domingo de agosto, celebramos as vocações leigas (Dia dos Ministérios Leigos). Para quem não sabe, os leigos correspondem às pessoas que exercem um papel ativo na Igreja. São, dessa maneira, responsáveis por pastorais, movimentos jovens e missionários, questões paroquiais e muito mais.

Busque o autoconhecimento
O autoconhecimento é o ponto de partida para descobrir a vocação profissional, mas não é simples alcançá-lo de maneira plena: esse é um processo constante na nossa vida. Mesmo assim, você pode analisar as suas características pessoais para visualizar a profissão que pretende exercer no futuro.