Como explicar o que é parábola?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Ao ensinar por parábolas, Jesus nos mostra que a nossa vida cotidiana e espiritual estão atreladas. Precisamos aprender mais essa verdade com Jesus! E também utilizarmos da nossa vida diária para ouvirmos e entendermos melhor o que Ele nos fala.

A parábola é uma curva plana, onde o conjunto dos pontos são equidistantes de um ponto dado (o qual denominamos de foco, F) e de uma reta dada (a qual chamamos de diretriz, d).

As parábolas de Jesus, com seu caráter e sabedoria atemporais, são fundamentais para que exerçamos a prática de abrir nossa mente e coração às mensagens do Senhor, de modo que, cada um se permita desligar de tudo aquilo que o afasta da doutrina evangélica e do caminho de Deus.

As parábolas são histórias contadas por Jesus, que sempre trazem algum ensinamento, e também possuem função educativa além do cunho religioso. Primeiramente, esses ensinamentos são parecidos com as fábulas e podem ensinar algumas virtudes aos pequenos.

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

A linguagem utilizada na parábola é simbólica, fazendo uso de diversas metáforas, o que faz com que o texto seja mais complexo que a fábula, por exemplo. Diferente das fábulas, os protagonistas costumam ser seres humanos.

“Parábola” provém da palavra grega parabole, que é uma palavra com- posta que significa literalmente “colocar de lado” (CHEUNG, 2003, p. 4). No uso bíblico, parábola é o contraste ou comparação entre uma realidade natural com uma verdade espiritual (CHEUNG, 2003, p. 4).

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

1 metáfora, símbolo, representação.

Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas. Essas histórias pretendem trazer algum ensinamento de vida, pois possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

2- O propósito das Parábolas
De acordo com Jesus, sua finalidade era: esconder a verdade das pessoas satisfeitas consigo mesmas (as incrédulas) e revelar a verdade às pessoas que tinham fome e sede de justiça (os que creem), conforme podemos ler em Marcos 4.10-12.

As aplicações da parábola, em 3D(paraboloide) são inúmeras, como: Ao ligar faróis de carro, os raios de luz, provenientes da lâmpada que se encontra no foco da parábola, incidem num espelho parabólico e são refletidos paralelamente ao eixo de simetria.

Os elementos da parábola são: Foco: é o ponto fixo F Diretriz: é a reta fixa d. Eixo principal: é a reta que passa pelo foco e é perpendicular a diretriz. Vértice: é o ponto V de intersecção da parábola com o eixo principal.

Tentemos dar uma diferença simples: A Parábola dá uma lição de ética, através de prosa metafórica, para transmitir sabedoria. O termo vem do grego "parabole". A Fábula, em geral, apresenta animais como personagens; eles agem como os seres humanos, com seus vícios e fraquezas.

Normalmente esse tão conhecido capítulo da Bíblia é quebrado por escritores e pregadores, que tratam dele como sendo possuidor de três parábolas preciosas e distintas: a da Ovelha Perdida (1-7), a da Dracma Perdida (8-10) e a do Filho Perdido (11-32).

Continuar lendo Quando é uma parábola?