Como explicar o que é charge?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

A charge é um texto do campo jornalístico que apresenta elementos verbais e não verbais e tem como principal característica a realização de uma crítica do cotidiano. A charge é uma sátira com críticas ácidas de nossa atualidade.

CHARGE é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.

A charge é muito mais do que um desenho, é uma expressão de arte carregada de criticidade, uma maneira divertida e pouco convencional que o artista encontra para expor suas opiniões sobre eventos de seu tempo.

Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.

Quanto à estrutura, a charge é composta, normalmente, de um único quadro, cujo destaque é a imagem, que pode ou não ser acompanhada de texto.

"Caricatura é uma fotografia desenhada e evolui para a charge, que tem duas características especiais: é circunstancial e temporal. Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho.

Criando a charge

  1. Pense em como aproveitar melhor o espaço disponível.
  2. Descubra quais os elementos mais importantes e destaque-os no leiaute.
  3. Algumas das ideias originais podem não se encaixar ou prejudicar o entendimento da mensagem. Pense bem e tente remover os elementos "sobrando".

A charge faz uma crítica a um acontecimento atual, normalmente de caráter político ou social. Um leitor desatento suporia se tratar de uma piada, mas à luz de uma leitura cuidadosa, perceberá que se trata, na verdade, de uma poderosa crítica, de uma tomada de posição vigorosa.

Como ler e interpretar uma charge

  1. 1 - Leia charges. ...
  2. 2 - Faça perguntas à charge. ...
  3. 3 - Atenção aos detalhes. ...
  4. 4 - Busque o objetivo da charge. ...
  5. 5 - Relacione a charge com o enunciado da questão. ...
  6. 6 - Mantenha-se bem informado.

Diferença entre Cartum e Charge
Enquanto o cartum é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade. O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade.

O personagem presente na charge é Oliver Cromwell. Ele está vestido com trajes semelhantes às roupas usadas pelos monarcas da época, utilizando também um cetro real e uma coroa se caracterizando ainda mais com um rei.

Para que os alunos consigam fazer a análise da charge, é preciso que eles já tenham uma noção primária sobre o tema. Assim, será possível que eles determinem o local e lugar da sua produção, consequentemente, refletindo sobre a época e a situação que é representada no material.

A Charge é um tipo de cartum que tem por finalidade satirizar um certo fato, como ideia, acontecimento, situação ou pessoa, envolvendo principalmente casos de caráter público.

Posta na sala de aula, a charge ajuda a subsidiar a competência argumentativa dos estudantes a partir de relações lógico-discursivas e críticas sociais trazidas à tona por ela e, pelo fato de provocar o humor, promove uma atividade prazerosa para alunos e professores.

A palavra charge é de origem francesa e significa “carga”. Esse nome não foi escolhido por acaso, já que uma das principais características da charge é exagerar, seja sobre um fato, seja sobre uma pessoa, de modo a torná-la uma caricatura.

No Rio de Janeiro, o gaúcho nascido em Rio Pardo Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879) foi o criador, em 1837, da primeira charge publicada no Brasil: A Campainha e o Cujo, ao registrar o recebimento de propina pelo diretor do Correio Oficial, que era ligado ao governo.

Pode-se dizer que a caricatura provoca o humor na medida em que seu traço permite identificar aridicularização do ser representado. O exagero é uma forma de chamar a atenção do leitor sobre a imagem retratada, funciona como um gatilho cômico.

Sobre os chargistas

  • CARLOS ESTEVÃO (Carlos Estevão de Souza, 1921 – 1972) ...
  • HILDE (Hilde Weber Abramo, 1913 -1994) ...
  • V. ...
  • LAN (Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, 1925 – ) ...
  • AUGUSTO RODRIGUES (1913 – 1993) ...
  • THEO (Djalma Pires Ferreira, 1901-1980) ...
  • BRANDÃO (Jorge Brandão) ...
  • BIGANTI (Edmondo Biganti, 1918-2000)

A charge é um texto híbrido (verbal e não verbal) que tem como principal característica a crítica, de forma irônica ou satirizada, de uma determinada pessoa ou acontecimento de relevância social.

Gênero Textual Charge
A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano.

As tirinhas são um gênero textual que se caracteriza pelas histórias curtas, geralmente formadas por três ou quatro quadrinhos.