Como explicar o que é argumento?

Perguntado por: imaldonado2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

Um argumento é um processo no qual de uma ou mais premissas é extraída uma conclusão.

Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.

Quais são os 5 tipos de argumentos? Os 5 principais tipos são: por autoridade ou citação, exemplificação, causa e consequência, comparação e comprovação.

O objetivo de um argumento dentro da redação é convencer o leitor a respeito do ponto de vista defendido pelo autor. Dessa forma, os argumentos podem ser uma ferramenta extremamente persuasiva.

Os argumentos sempre apresentam uma ou mais premissas e uma conclusão. Silogismo categórico é um argumento composto por três enunciados, sendo duas premissas e uma conclusão.

Um argumento diz-se sólido se e só se for válido e factualmente correcto. De uma forma simples podemos dizer que um argumento factualmente correcto tem um bom conteúdo enquanto que um argumento tem boa forma. Um argumento sólido, por sua vez, tem sempre um bom conteúdo e uma boa forma.

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

Uma opinião (exceto a tal 'opinião bem fundamentada', que muitas vezes é, na verdade, um argumento) é apenas uma escolha arbitrária de ideias fundamentados nas preferências individuais de alguém. Já os argumentos surgem da análise, reflexão crítica, raciocínio lógico e informação a respeito do assunto.

Toulmin: os seis elementos de uma argumentação

  • Alegação ou tese. A alegação ou tese é o ponto principal. ...
  • Fundamento ou motivo. O fundamento ou motivo serve como base para a alegação. ...
  • Qualificador. ...
  • Substanciação, apoio ou evidência. ...
  • Refutação, reconhecimento ou resposta. ...
  • Justificativa ou motivação.

Todo argumento deve ser escrito em prosa e no tempo presente. Ele é um texto corrido com sua história como se estivesse sendo contada para alguém, com os detalhes que são importantes para a compreensão geral, apresentação dos personagens, as situações que eles enfrentam, tudo com começo, meio e fim.

1 alegação, argumentação, razão, fundamento, justificativa, premissa, pressuposto, pretexto, considerando, recurso. Raciocínio: 2 raciocínio, reflexão, exposição, discurso, especulação, silogismo.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Na introdução, apresente o tema e diga por que é importante pensar sobre ele. No desenvolvimento, assuma a sua posição. Expondo os seus argumentos, esclareça se você é a favor ou contra e o que pensa sobre o tema. Ainda no desenvolvimento, contra-argumente.

Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.

Continuar lendo Como ter bom argumento?