Como explicar o abstrato?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Abstrato é tudo aquilo que resulta de uma abstração de um alheamento. É o que só existe na ideia, no conceito. Em filosofia, abstrato é toda representação que não corresponde a nenhum dado sensorial ou conceito. É aquilo que é de compreensão difícil.

Definição. O substantivo abstrato dá nome a sentimentos, ações, estados do ser, características e a tudo aquilo que não se pode “ver” ou “pegar” concretamente, ou seja, aquilo que não tem uma imagem concreta.

A arte abstrata permite que o artista perceba além do tangível, extraia o infinito do finito. É a emancipação da mente. É uma exploração em áreas desconhecidas. ” A abstração tem suas raízes na “intuição” (do artista) e na “liberdade” (tanto para o artista quanto para o espectador).

De acordo com o Psychology Dictionary , o pensamento abstrato é a capacidade de compreender as propriedades essenciais e comuns. Serviria para manter em mente diferentes aspectos de uma situação, para prever e planejar o futuro, para pensar simbolicamente e tirar conclusões.

Resumo sobre substantivo abstrato
Substantivos abstratos são aqueles que indicam sentimentos, sensações, reações e outros conceitos que não têm uma imagem física concreta. Eles não existem por si só, dependendo de outro ser para se manifestarem.

Os substantivos concretos são chamados figurativos porque são construídos com figuras. Os substantivos abstratos são designados como temáticos por serem construídos com temas, isto é, palavras abstratas.

Que não é concreto: 1 especulativo, imaterial, impalpável, intangível, espiritual, filosófico, metafísico, moral, subjetivo, teórico. Baseado em conceitos gerais: 2 generalizado, genérico, geral.

Os substantivos concretos definem os seres que possuem existência própria e não são dependentes de outros. Eles indicam seres do mundo real e fictícios, e nomeia pessoas, objetos, lugares, animais e outros. Normalmente, o substantivo abstrato é visto como o contrário do substantivo concreto.

Principais características do abstracionismo
Ausência de objetos reconhecíveis; Arte subjetiva; Oposição ao modelo renascentista e à arte figurativa; Valorização de formas, cores, linhas e texturas.

O que tem fama (substantivo abstrato) é famoso (adjetivo)

A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real. Na arte abstrata a representação das imagens é distanciada da realidade.

A arte abstrata é, basicamente, aquela que não retrata as cenas da vida real de forma fiel, nem as pessoas e os objetos. Ela tem por característica projetar os pensamentos e sentimentos do artista, expressar ideias e emoções e, por isso, geralmente não podemos explicá-la.

Essa forma de arte tem como principal objetivo proporcionar aos espectadores uma experiência intangível e emocional, sendo ela completamente diferente para cada indivíduo, dependendo de sua personalidade e do estado de espírito. O primeiro artista a criar arte abstrata como a conhecemos foi Wassily Kandinsky.

Atividades para desenvolver o pensamento abstrato
Por exemplo: A resolução de problemas matemáticos: nestes devemos aplicar as regras e fórmulas matemáticas e, em muitos casos, precisamos pensar no problema através de diferentes perspectivas para encontrar a solução, portanto, é um bom exercício de pensamento abstrato.

É uma habilidade que envolve a capacidade de sintetizar fatos particulares para o estabelecimento de uma certa teoria sobre algo. O oposto de “abstração” é “especificação”, que é a quebra de uma ideia ou teoria em seus fatos e eventos concretos.

Conceitos abstratos são construídos por um conjunto de relações e só fazem sentido quando essa rede está bem trançada. Ela envolve uma série de elementos concretos (como, no caso de subsistência, a terra, a plantação, o alimento, os animais) e outros abstratos (como o lucro, a propriedade, o consumo, o essencial).

adjetivo Que não é concreto nem real; que não tem existência como objeto, como coisa, como realidade palpável; irreal. Que resulta do processo intelectual de abstração, só podendo existir no pensamento (ideia). Não relacionado com a realidade percebida pela utilização dos sentidos.

Continuar lendo O que é algo abstrato?