Como explicar Mateus 25?

Perguntado por: usalgueiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

A mensagem principal da parábola é bastante óbvia: o construtor prudente é o que constrói a casa sobre uma base sólida. O próprio Jesus, na introdução da parábola, explica que o significado figurativo do alicerce é “estas minhas palavras” (Mt 7:24; Lc 6:47).

A partir do emprego feito pelo autor de 1 Reis 11,36, o termo lâmpada passa a ser muito significativo na história bíblica. Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé.

1. Líquido oleoso que se extrai da azeitona. 2. Óleo extraído de outros frutos ou de certos animais.

Para este encontro esperado as amigas da noiva (virgens) permaneciam com a noiva na espera ritual da chegada da comitiva do noivo formada por ele e seus amigos. Após o encontro, a festa tinha o início selando a união matrimonial. Quem é a noiva: A noiva é a comunidade cristã.

Esta palavra pertence a duas classes de palavras.
Como adjetivo, significa que não sabe ou não é muito inteligente. Trata-se de alguém ignorante, inepto. Pode também ser alguém que não é sensato ou prudente, que é irresponsável. Enquanto nome, diz respeito a um indivíduo que não sabe ou não compreende bem.

O alicerce de nossa vida pode consistir de idéias, de um plano, certo número de regras, ou inspiração recebida por meio de alguém a quem admiramos. Por sermos os edificadores de nossa vida, precisamos ter a certeza de haver escolhido sabiamente nosso alicerce e que ele nos motive e nos oriente.

Os nossos valores pessoais são qualidades indispensáveis a quem busca uma vida digna. É algo tão valioso quanto o diamante que precisamos manter bem guardado e que não se desgasta ou perde valor com o tempo.

Os que demonstram têm comunhão com o Espírito Santo. A salvação vem ao termos no nome de Cristo. Recebemos força de acordo com nossa em Cristo. Ninguém pode entrar no descanso do Senhor a não ser aqueles que tenham lavado suas vestes no sangue de Cristo por causa de sua .

Lembre-se: para manter a lamparina acesa,.... Isso mesmo. Você tem que usar todo o óleo, comprar uma lamparina maior, e ir com tudo, fazer uma fumaceira e assustar até mosquito. Neste ano, se você for um gestor comercial, de equipes ou de você mesmo, leve a sua lamparina e não deixe de colocar óleo todo dia.

A famosa lâmpada do Alladin consiste em um recipiente que contém óleo combustível. Sobre esse líquido, coloca-se uma cortiça ou madeira, que fica em flutuação sobre ele. Na cortiça, é fixado um pavio encerado, direcionado para cima, o qual pode ser aceso e, dessa forma, o ambiente fica iluminado.

De modo simplificado podemos dizer que ser sal da terra e luz do mundo representar ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. Dessa maneira, todo cristão recebe esse chamado, pois ele é convocado para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor.

O óleo da parábola representa nossa fé e testemunho, nossa pureza e dedicação, nossas boas obras e o cumprimento dos nossos convênios: todas as maneiras pelas quais “[tomamos] o Santo Espírito por [nosso] guia” (D&C 45:57).

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

Na Igreja atual, o azeite de oliva que foi consagrado (abençoado por portadores do Sacerdócio de Melquisedeque) para propósitos sagrados é usado em várias cerimônias sagradas, inclusive em bênçãos dos enfermos.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Retidão e prudência são a base para escapar das dificuldades de forma digna! Eles não poderiam ser também somente puros como a pomba, pois, como ela, seriam prezas fáceis diante dos concorrentes.

Constitui-se homem prudente aquele que dá ouvidos ao que lhe é ensinado, porque tem oportunidade de se preparar para os momentos mais dificeis que possam porventura vir à sua vida. Não fazer caso ou não dar ouvidos aos conselhos sábios da Palavra de Deus, é ser descuidado.

Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem. Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.

O alicerce da vida é Deus, Ele é a rocha firme, é a Sua Palavra que nos sustenta e nos coloca de pé a cada dia. Por maiores que sejam as tribulações, ficamos de pé se no Senhor, de forma sábia e prudente, colocarmos a nossa vida.

Também chamado de fundação, o alicerce é a base de qualquer construção. Ele é responsável por transferir os esforços feitos na estrutura para uma área maior no solo e, assim, garantir que o imóvel se sustente. Ele é feito, normalmente, de aço e concreto.

Continuar lendo O que diz Mateus 7 5?