Como explicar Isaías 55 8 9?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Isaías 55:8-9 diz: “'Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos', declara o Senhor. 'Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos'.”

55. Capítulo 55: Isaías nos leva aos tempos do evangelho, onde a graça é oferecida gratuitamente a todos os necessitam das palavras de Jesus. Os gentios também são chamados à salvação. O profeta chama seu povo ao arrependimento e fala da alegria pela libertação do exílio.

Muitas vezes não compreendemos porque certas coisas acontecem na vida. Nem sempre conseguimos enxergar o quadro completo, com todos os detalhes do propósito de Deus nas situações. Mas isso é porque os Seus caminhos são infinitamente maiores que os nossos.

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Já a segunda parte do livro que inclui o conteúdo entre os capítulos 40 e 55, supostamente teria sido escrita por algum profeta que viveu no período final do exílio de Judá e que escreveu de acordo com a tradição de Isaías.

Meus pensamentos são muito diferentes dos seus”, diz o SENHOR, “e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois, assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que seus caminhos, e meus pensamentos, mais altos que seus pensamentos.

No versículo 7, Isaías estabelece a doutrina do arrependimento: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Encontrar Deus é uma questão de consciência de que Ele está perto; não há como entrar e sair da presença Dele, é preciso viver Sua presença. Deus quer mudar o seu caminho hoje. Ele quer que você seja mais que vencedor, que você viva como o Filho Dele viveu. Busque Jesus, viva com Ele.

(4) Quando o texto diz “invocai-o enquanto está pertoestá nos mostrando que o soberano juiz ainda aceita que nós sejamos absolvidos em Sua presença. Ele ainda não se assentou em Seu trono para fazer o julgamento final!

Este capítulo começa com um desafio de deixar para trás atividades mundanas e compartilhar das espirituais, que estão disponíveis abundantemente e sem preço através de revelações de Deus. Os homens são ordenados a buscar ao Senhor—cuja recompensa é a salvação eterna.

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

Tudo o que fazemos passa pela nossa mente, não conseguimos impedir maus pensamentos, mas podemos cair fora deles em Cristo. Se desejarmos uma vida abençoada, precisamos buscar a renovação de nossa mente. Ele é o Senhor de nossas vidas.

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. Quem pode entender os seus erros?

Isaías fala dos juízos de Deus contra as nações iníquas. Israel encherá a Terra. Isaías 28–35 Isaías prediz a apostasia, a Restauração e o surgimento do Livro de Mórmon. Israel será dispersa por ter rejeitado o Senhor e os profetas.

Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.

“Sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” são metáforas para alimento e conhecimento espirituais, provido pelo Senhor de graça aos que creem através da Sião dos últimos dias e seus recolhidos de Israel.