Como explicar humanização?

Perguntado por: epires7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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O processo de humanização implica a evolução do Homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. Para cumprir essa tarefa, os indivíduos utilizam recursos e instrumentos como forma de auxílio.

Porém, a humanização busca realmente tornar a experiência mais agradável (ou o menos desagradável) possível, estabelecendo uma ligação de respeito com o próximo. Tudo isso conspira para um atendimento mais eficaz, tratamentos que podem ser melhor conduzidos e até uma melhoria nos resultados da instituição.

Princípios do HumanizaSUS

  • Transversalidade. A Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. ...
  • Indissociabilidade entre atenção e gestão. ...
  • Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.

A humanização na saúde é um conceito construído por relacionamentos interpessoais de qualidade, questões estruturais e éticas. Ela parte de um olhar diferenciado em direção ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e que necessita de acolhimento para alcançar uma recuperação satisfatória.

O atendimento humanizado ao cliente é uma forma de solucionar os problemas e questionamentos apresentados pelos clientes da empresa por meio de uma abordagem mais acolhedora e empática. Na humanização do atendimento, valoriza-se o cliente enquanto indivíduo, buscando entender as suas dores e necessidades.

Atendimento humanizado é o tratamento baseado no diálogo atencioso com o consumidor. Ele tem como foco fazer resolver os problemas do cliente por meio de respostas acolhedoras. Dessa forma, foge do esquema tradicional de muitos telemarketings que seguem um script rígido ao promover uma comunicação baseada na empatia.

Assim, humanizar as relações de trabalho é compreender o próximo e respeitar suas diferenças. Cada pessoa tem suas próprias necessidades emocionais e físicas. E para que ela desempenhe bem o seu papel na empresa, essas questões precisam ser atendidas.

Remanejamento e monitoramento de funcionários; Acolhimento de novos funcionários transferidos ou vindos da terceirização de serviços. Implementação da Linha de Cuidado da Pessoa Vivendo com HIV e aids, Ampliação do horário de visita da internação.

O atendimento humanizado tem como principal característica a promoção do bem-estar do paciente não só promovendo um cuidado técnico, mas também se preocupando com seu emocional e o de seus familiares. Essa prática, inclusive, faz parte de desde 2003 de uma iniciativa do Ministério da Saúde chamada HumanizaSUS.

Nesse sentido, o atendimento humanizado é aquele que considera a integralidade do cuidado, isto é, prevê a união entre a qualidade técnica do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe.

Empatia, respeito, carinho e cuidados são apenas algumas palavras-chave desse contexto. Só com isso já deu para ter uma noção do que é o atendimento humanizado, não é mesmo? Mas é claro que isso não é tudo! Continue a leitura e confira mais detalhes sobre essa estratégia primordial para a saúde do século XXI.

Parar e ouvir o paciente é um exemplo de atividade que coopera para a humanização dos processos dentro de clínicas e hospitais. A tarefa pode parecer fácil, mas a sobrecarga da rotina hospitalar dificulta a aproximação entre os sujeitos e acaba endurecendo o olhar diante das angústias do outro.

O que é acolhimento? Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde.

Quais são os pilares da humanização na Saúde? Os 3 (três) pilares da humanização na Saúde são: relação médico-paciente, ambientes e informações integradas.