Como explicar Gênesis 28?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Gênesis 28 fala sobre a fuga de Jacó após ter recebido a bênção de Isaque. O estudo bíblico de Gênesis 28 revela que o Senhor apareceu a Jacó num sonho enquanto ele seguia para Padã-Harã. Aquele episódio foi muito importante na vida de Jacó.

Em Gênesis 28, Jacó teve uma experiência espiritual muito importante num lugar chamado Betel. Naquela época, o Senhor prometeu que estaria com Jacó para que ele pudesse retornar e adorar novamente o Senhor em sua terra natal.

Em Gn 1,26.28. refere-se ao domínio sobre os peixes do mar e as aves e todos os animais. O verbo não é usado para referir-se ao domínio de Deus, mas somente ao domínio humano. Entre os seres vivos, os humanos governarão sobre os animais.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

O título da obra – “Óleo de pedra” – é uma tradução literal de “petróleo” para o espanhol, mas seu olhar recai primeiro sobre os moradores, testemunhas das transformações vividas ao longo das décadas na cidade, e o trabalho que executam: são suas mãos que se movem e agem sobre o peixe, a trama das redes de pesca e o ...

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

20 E Jacó fez um avoto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e roupas para vestir, 21 E eu em paz retornar à casa de meu pai, o aSenhor me será por Deus; 22 E esta pedra, que pus por coluna, será casa de Deus; e de tudo quanto me deres certamente te darei o adízimo.

Aflito pelo reencontro com Esaú, Jacó fica frente a frente com Deus. Ele se ajoelha e implora por salvação, mas é afastado pelo Senhor. Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

A caminho de Padã-Harã, Jacó para para descansar e dormir, quando tem um sonho: ele vê anjos descendo e subindo escadas e recebe uma mensagem de Deus. “Eu estou com você. Vou te guardar por onde quer que você vá, e não vou te deixar até que Eu cumpra o que tenho te falado”, afirma o Senhor.

Betel é uma palavra com origem no hebraico que significa "casa de Deus". É uma cidade bíblica situada a norte de Jerusalém, que era um lugar de elevada importância para os israelitas, onde prestavam culto a Deus. Na Bíblia, a origem desta cidade é explicada em Gênesis 28:17-19: Teve medo e disse: "Temível é este lugar!

O reconhecimento de um poder maior de modo algum nos rebaixa, antes, nos exalta. Se compreendermos que fomos criados à imagem de Deus, não acharemos difícil nos aproximarmos Dele. (…) Esse conhecimento, obtido pela fé, nos dá tranquilidade interior e profunda paz.”

Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”.

Ele inicia dizendo “Haja luz”, diferenciando o dia da noite. No segundo dia, Ele segue com a criação do céu, o dividindo das águas. No terceiro dia surge a terra e as árvores que irão fornecer os frutos. No quarto dia são criados o sol e a lua para que governassem o dia e a noite.

Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face.

Diante do Anjo do Senhor, Jacó reconheceu ser um enganador e confessou seu pecado. Foi ali que Jacó verdadeiramente teve um encontro com Deus. Ele não teve apenas seu nome mudado, mas teve sua vida transformada. Ao lutar com Deus Jacó não prevaleceu por sua força, capacidade ou qualquer habilidade.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor.