Como explicar fração 3 ano?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. Um número inteiro qualquer não serve para representar frações de objetos.

Operações com Frações
Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores. Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.

Exemplo: veja abaixo a quantidade de pizza consumida. Ao dividir uma pizza em 8, 4 e 2 partes iguais, respectivamente, e comermos a metade dela, estaremos consumindo a mesma quantidade de pizza. são frações equivalentes e representam a mesma quantidade.

As frações são partes da vida, não podemos fugir delas, por isso é importante aprender. A matemática está em tudo, por isso podemos dizer que ela assume um papel social de formação do homem e da própria sociedade (Ed1).

Quando o denominador é um número natural, o numerador indica quantas partes são tomadas do denominador, sendo que o denominador indica em quantas partes o número inteiro foi dividido.

O ensino de frações é necessário, não só para o desenvolvimento matemático, mas também porque os esquemas de pensamentos utilizados na aprendizagem dos números fracionários são diferentes dos necessários para o trabalho com os números naturais, devido a própria natureza desses números.

Agora, os primeiros aprendizados sobre frações devem aparecer já no 2º ano. De maneira geral, durante o Ensino Fundamental 1, o trabalho está mais voltado à construção do vocabulário e aos conceitos fundadores das frações, sem envolver ainda as operações matemáticas.

Tipos de fração

  • fração própria;
  • fração imprópria;
  • fração aparente;
  • fração irredutível;
  • fração mista.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

Na fração, a parte de cima é chamada de numerador, e indica quantas partes do inteiro foram utilizadas. A parte de baixo é chamada de denominador, e indica a quantidade máxima de partes em que fora dividido o inteiro.

2/4 = dois quartos
Portanto, a leitura da fração 2/4 é igual a dois quartos.

2/3: dois terços. 3/4: três quartos. 4/5: quatro quintos.

O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.

O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.