Como explicar as gerações?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

As Gerações podem ser definidas como um grupo de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico e que causam impacto à sociedade no que diz respeito à evolução. Cada geração possui características únicas que estão diretamente ligadas ao seu comportamento, costumes e valores.

Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos) Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos) Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos) Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos)

Os meios de comunicações da geração millennial são inúmeros, desde plataformas de mídia social como o Twitter e o Snapchat até mensagens instantâneas, como o bate-papo do Facebook e o WhatsApp. Além disso, eles buscam e precisam de gratificação (resposta) instantânea e não têm as formalidades das gerações anteriores.

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.

Espaço de tempo que separa cada grau de filiação: cada século compreende cerca de três gerações.

Atualmente, quatro gerações podem ser vistas atuando no mercado de trabalho: Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z.

Classificação das gerações em 6 tipos

  • Geração Baby Boomers. São pessoas que nasceram entre 1940 e 1960. ...
  • Geração X. São pessoas que nasceram entre 1960 e 1970. ...
  • Geração Y. ...
  • Geração W. ...
  • Geração Z. ...
  • Geração ALFA (ALPHA)

O que é a geração Alpha? Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

Dessa forma, é possível agrupar as pessoas de acordo com sua época e costumes, ajudando a entender os movimentos artísticos, a economia e o mercado de trabalho. A tecnologia, o acesso à internet e a situação econômica, como um todo, são alguns pontos principais que marcam a diferença entre as gerações.

Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 1995 a 2010. Nesse contexto, significa que os nascidos entre 1995 a 1997 desse grupo estão saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante.

Já o autor Neil Howe, um dos grandes pesquisadores dos ciclos geracionais, define a geração Y como os nascidos entre os anos de 1982 e 2004. De qualquer forma, podemos dizer que atualmente a geração Y compreende as faixas-etárias que vão dos 25 aos 39 anos, em média.

A convivência em sociedade nos faz conhecer pessoas de características diversas. Costumes diferentes, pensamentos e atitudes distintos dos nossos. As diferenças existentes entre gerações nos mostram o quanto a humanidade evoluiu em aspectos importantes.

Conflito entre gerações: 7 dicas para lidar com este desafio

  1. Conheça os valores individuais. ...
  2. Invista nos valores da empresa. ...
  3. Estimule a interação. ...
  4. Capacite sua equipe. ...
  5. Estabeleça metas individuais. ...
  6. Estimule a empatia. ...
  7. Tenha um profissional capacitado para intervir.

A geração atual, os que nasceram depois de 2010, é classificada com a expressão "geração Alpha".

Na Bíblia, ela é também reencarnação ou geração do espírito. Na instituição da data da Páscoa judaica, foi dito: "Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo" (Êxodo 12: 14).

Resposta. Resposta: A ideia de geração pode ser entendida à luz de dois conceitos distintos: geração como grupo etário ou geração como grupo de pessoas nascidas num determinado ano ou período de tempo.

Os primeiros são os nossos ascendentes e os nossos descendentes, isto é, nosso pai, mãe, avós, filhos, netos e assim por diante. Enquanto isso, os parentes colaterais têm o mesmo ancestral em comum, mas não descendem ou ascendem entre si. É o caso dos irmãos, tios, sobrinhos e tios-avós, por exemplo.

Que está na vanguarda ou que apresenta o nível mais avançado de desenvolvimento ou de conhecimento (ex.: tecnologia de última geração).

Chamamos normalmente de nova geração os millennials (indivíduos nascidos a partir dos anos 1980) e a geração Z (nascidos a partir da metade dos anos 1990). São pessoas que cresceram em um mundo digital, com informação ao alcance de um clique, smartphones e internet de alta velocidade.