Como explicar a dilatação de corpos sendo aquecidos?

Perguntado por: ubrites3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Se a temperatura de um corpo aumenta, conseqüentemente, aumenta a velocidade de seus átomos e moléculas, que passam, então, a se movimentar rapidamente, ocorrendo um aumento no afastamento médio entre os átomos, o que causa um aumento nas dimensões do corpo, ou seja, de seu volume, e isto é o que se chama dilatação.

Dilatação Térmica é a variação que ocorre nas dimensões de um corpo quando submetido a uma variação de temperatura. De uma maneira geral, os corpos, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos, aumentam suas dimensões quando aumentam sua temperatura.

Exemplos de dilatação térmica
São exemplos de situações em que ocorre dilatação linear: Fios de postes alongados em dias quentes e mais curtos em dias frios; Trilhos de trens entortados pela ação da dilatação térmica; Vigas metálicas presentes em edifícios dilatadas durante grandes incêndios.

O volume de quase todos os materiais cresce quando sofre um aumento de temperatura porque a vibração das moléculas do material aumenta. Assim as moléculas passam a ocupar um espaço maior e conseqüentemente o volume de todo o material também aumenta.

Os fatores que influenciam a dilatação térmica nesses casos são os mesmos da dilatação linear, ou seja: a dimensão inicial do material e a variação de temperatura.

Na física, dilatação é a variação nas dimensões (tamanho) de um objeto devido à variação da temperatura.

A dilatação térmica da água explica por que somente a parte de cima dos rios congela-se. Os líquidos podem sofrer dilatação térmica, assim como os sólidos, quando aquecidos. A dilatação dos líquidos ocorre quando sua temperatura aumenta, de forma que suas moléculas fiquem mais agitadas.

Dilatação é o processo de abertura do colo do útero para o nascimento do bebê. O colo do útero é a parte inferior do útero, localizado no final da vagina. Geralmente, no início da gravidez, o colo do útero está fechado e firme.

Se a temperatura de um corpo aumenta, conseqüentemente, aumenta a velocidade de seus átomos e moléculas, que passam, então, a se movimentar rapidamente, ocorrendo um aumento no afastamento médio entre os átomos, o que causa um aumento nas dimensões do corpo, ou seja, de seu volume, e isto é o que se chama dilatação.

Temos 3 tipos de dilatação térmica: a linear, a superficial, e a volumétrica.

  • Dilatação térmica linear. Esse tipo de dilatação leva em conta o aumento da dimensão apenas em uma única direção. ...
  • Dilatação térmica superficial. ...
  • Dilatação térmica volumétrica.

Tipos de dilatação térmica

  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

Resposta verificada por especialistas
Ao serem aquecidos os corpos recebem energia térmica na forma de calor. Então suas partículas aumentam a agitação térmica exigindo maior espaço entre elas, o que produz a dilatação do corpo como um todo.

Dilatação térmica e contração dos materiais
A dilatação do material ocorre quando existe um aumento das dimensões do corpo geralmente associado ao aumento de sua temperatura. Já a contração é o contrário, suas dimensões diminuem devido a uma diminuição da temperatura.

A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.

Quando em temperatura ambiente, as lâminas são planas e possuem as mesmas dimensões. Ao ser aquecida, como os dois materiais possuem coeficientes de dilatação diferentes, uma das lâminas se dilata mais que a outra. Para que as duas lâminas se mantenham unidas, elas se curvam como na figura abaixo.

Resposta. Explicação: A propriedade física que determina a facilidade ou a dificuldade de o material ter suas dimensões alteradas mediante uma variação de temperatura é chamada de coeficiente de dilatação térmica. Com o aumento da temperatura, as moléculas de um corpo passam a ocupar um espaço maior.

Seu comprimento. Seu coeficiente de Dilatação Linear. Sua variação de temperatura.

Sim, a densidade diminui à medida que a temperatura aumenta. Uma vez que o aumento de temperatura causa o aumento do volume por efeito da dilatação, a relação entre o peso e o volume diminui.

Se aquecermos um gás, suas moléculas passarão a se movimentar mais rapidamente. Dizemos então que a Energia cinética (Ecin) desse gás aumentou.

Dilatação superficial é o fenômeno que provoca um aumento na área dos sólidos. Quando sujeitos a grandes variações de temperatura, alguns materiais, especialmente aqueles que apresentam coeficientes de dilatação superficial elevados, expandem-se, de modo que suas dimensões aumentam.