Como explicar a contradição?

Perguntado por: eramires6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Uma contradição acontece quando afirmamos que duas (ou mais) coisas são verdade, quando essas coisas negam uma à outra. Por exemplo, você não pode dizer que nasceu no Brasil e que nasceu na China. Você só pode nascer em um lugar, logo essas duas afirmações se contradizem.

Uma contradição é uma proposição lógica composta que é sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O caso mais clássico é a proposição . Esse caso particular de contradição consiste em afirmar algo e depois negar essa mesma afirmação durante sua argumentação.

Uma contradição ocorre quando um argumento contém elementos que são opostos ou contraditórios. Por exemplo: João é meu pai, mas ele não é meu pai . Se um dos termos for verdadeiro, então o outro é falso (ou vice-versa), pois uma coisa não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

A contradição social é fruto de uma divisão desigual do trabalho social entre duas classes sociais: os capitalistas, proprietários dos meios de produção e os trabalhadores, vendedores da força de trabalho.

Segundo Marx, permanece aqui uma “oposição” e uma “colisão” entre a constituição e o poder legislativo. Essa colisão foi por ele compreendida como uma “contradição”, cuja forma de desenvolvimento e de resolução foram concebidas por Hegel como mudança gradual da constituição4 (MARX, 1982a, p. 59-60).

Leis do Pensamento. De acordo com a tradição, as leis da identidade, da não-contradição e do terceiro excluído constituem um conjunto de princípios lógicos aos quais deve ser atribuído o estatuto de leis do pensamento.

A Filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; Além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo, mas da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.

A forma contradiçõesé [feminino plural de contradição] .

Uma fórmula A é chamada de CONTRADIÇÃO se para qualquer valor de verdade de seus atomos a fórmula sempre assume valor F (Falso) . Uma fórmula P é chamada de TAUTOLOGIA se para qualquer valor de verdade de seus átomos a fórmula sempre assume valor V (Verdadeiro). Se uma fórmula A é TAUTOLOGIA então ~A é CONTRADIÇÃO.

O humor da tira reside na contradição entre o que o namorado diz e como ele diz. Ele quis dizer que não é muito mais velho que a namorada, mas ao usar uma palavra antiquada como “parvoíce”, que não é comum entre jovens, ele se contradiz e cria uma situação engraçada que destaca a diferença entre as gerações.

  • Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

No uso cotidiano, não técnico, 'contraditório' aplica-se tanto ao que é aristotelicamente contraditório quanto ao que é apenas contrário, ou seja, basta que não haja conformidade entre dois enunciados acerca de uma mesma situação para que tenhamos, informalmente, uma “contradição”.

O que são argumentos:
Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

Incoerência, segundo o dicionário, é ausência ou inexistência de coerência. É incongruência ou contradição. É característica de uma pessoa incoerente, que fala uma coisa e faz outra completamente diferente.

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não P* é verdadeira.

O princípio da não contradição estabelece que uma proposição não pode ser, ao mesmo tempo, falsa e verdadeira. Por fim, o princípio do terceiro excluído determina que uma proposição é falsa ou verdadeira.

O primeiro deles é a contradição interna, que ocorre quanto a decisão possui elementos contraditórios entre si; enquanto a contradição externa é a contrariedade entre a decisão e outros elementos contidos...Embargos de declaração apoiados em contradição externa não podem prosperar, porquanto a contradição interna é a ...

Fatores como o Produto Interno Bruto (PIB), o acesso a assistência social, a expectativa de vida, corrupção, a qualidade de vida oferecida à imigrantes e a noção de liberdade, pesam na hora de definir o ranking.

Estamos, portanto, em contradição dialética, lidando com dois opostos interpenetrantes, cada um dos quais produz o outro. Essa impossibilidade de separação dos opostos é expressa no termo unidade dos opostos. Para que duas características sejam opostas elas devem ter algo em comum e devem ser a causa uma da outra.

As contradições do capitalismo são várias, são os obstáculos que estão por entre os processos, desde o inicio do sistema, na associação de mão de obra e meios de produção até a venda dos commodities para mais lucro.