Como explicar 2 Coríntios 9 7?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Paulo enfatiza que Deus ama quem dá com alegria e abençoará aqueles que dão generosamente, não apenas financeiramente, mas também com bênçãos espirituais como alegria, paz e contentamento. O capítulo termina com Paulo agradecendo a Deus pela generosidade dos coríntios e encorajando-os a continuar doando.

Um dos temas-chave de 2 Coríntios 9 é a ideia de dar com generosidade e alegria. Paulo lembra aos coríntios que Deus ama quem dá com alegria e os encoraja a dar generosamente com um coração disposto e alegre.

6 Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.

Ofertar e dizimar é reconhecer que o sustento vem de Deus e que confiamos nele. Os dízimos e as ofertas servem para manter a obra da igreja. Deus não precisa do dinheiro, mas cada igreja tem despesas. Ninguém é obrigado a dizimar, mas quem desfruta da igreja deve ajudar a mantê-la.

Os israelitas foram ensinados a adorar a Deus com o dízimo, ou seja, 10% de tudo o que se produzia. Abraão já tinha esse costume (Gênesis 14:18-20), que perdurou no Novo Testamento (Mateus 23:23; Hebreus 7:2). Além dos dízimos, as ofertas também são mencionadas (Êxodo 36:3; Deuteronômio 16:17, 1 Coríntios 16:2).

A generosidade se torna um ciclo de receber e dar cada vez mais do amor de Deus. Quando damos com alegria, Deus também molda nosso caráter, para sermos mais como Jesus. Em vez de viver no egoísmo, passamos a pensar também nos outros, tal como Jesus fazia enquanto esteve aqui na terra.

Este versículo em outras versões da Bíblia
7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Deus recompensa a generosidade: No versículo 6, Paulo escreve: "quem semeia pouco, pouco colherá, e quem semeia em abundância, em abundância também ceifará." Este é um lembrete de que, quando somos generosos com nossos recursos, Deus nos abençoará em troca.

Pensamento: Que promessa poderosa! Se estivermos dispostos a compartilhar generosamente com os outros no nome de Jesus, como o apóstolo Paulo diz nos dois versículos anteriores, teremos o que precisamos e nossas vidas serão cheias de boas obras que trazem glória a Deus.

Oferta é o ato de oferecer, doar algo; um oferecimento; a ação de oferecer alguma coisa por um preço determinado, com desconto. A oferta está relacionada com a disponibilidade de algo ou alguma coisa, quando há vagas ou produtos para serem oferecidos, ofertados.

No capítulo de 1 Coríntios 9 o apóstolo Paulo dedica sua energia a defender a validade e autoridade de seu ministério diante dos cristãos de Corinto, que são seus filhos na fé.

Gálatas 6:7-10 ARA
Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

O ato de semear nos ensina sobre nossos sonhos e projetos. A relação do semeador com a semente e desta com o solo, pode ser comparada com nossa vida, nossos sonhos e a bênção de Deus, respectivamente.

Ressalte que não devemos pagar o dízimo só visando às bênçãos. Devemos fazê-lo com a atitude correta—com boa vontade, alegria e fé. Explique aos alunos que, no passado, o dízimo era pago “em espécie”. Em outras palavras, os membros da Igreja davam um décimo de seus ganhos em coisas como grãos ou gado.

Ele aparece na Bíblia a partir do momento em que percebemos que o homem depende também materialmente de Deus desde a criação do mundo e do homem", contextualiza o religioso. "Assim, o dízimo é o agradecimento que o homem faz a Deus por alguma coisa que ele conseguiu."

Quando pagamos o dízimo, contribuímos com o trabalho da Igreja. Esta Igreja não poderia prosseguir sem renda, e essa renda nos foi proporcionada por Deus [por meio da lei do dízimo].

Dê de coração e não por obrigação
Objetivo da palavra: conscientizar os ofertantes que oferta não é obrigação, mas um ato de amor a obra de Deus. Dê de coração e não por obrigação. Crie no seu coração o desejo de participar da obra de Deus. Quando damos com alegria, somos acrescentados em bênçãos.

Os dízimos e as ofertas servem para tirar o egoísmo do nosso coração e nos ajudam a colocar nossa confiança não no dinheiro, mas em Deus (Lucas 12:15).

Como Ser Um Dizimista Fiel? Para conseguir entregar os dízimos e ofertas com fidelidade ao Senhor é necessário que essa seja a nossa prioridade. O texto de provérbios deixa isso bem claro. Ele nos mostra que é uma questão de honra ao Senhor (Provérbios 3:9,10).

O ato de doar contribui efetivamente para melhorar a sociedade, as instituições e, principalmente as pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.