Como explicar 1 Coríntios 3?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Em 1 Coríntios 3:9–23, aprendemos que Paulo estimulou os membros da Igreja em Corinto a edificar o fundamento de sua fé sobre Jesus Cristo e a permitir que o Espírito habite na Igreja.

Em 1 Coríntios, aprendemos que o Apóstolo Paulo ensinou os membros da Igreja naquela cidade a promoverem a união e a aprenderem a respeito das coisas de Deus, assim como o papel do corpo físico como templo do Espírito Santo, a natureza dos dons espirituais, a importância de se tomar o sacramento dignamente e a ...

1 Coríntios 3:9 - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Após demonstrar aos coríntios que é o Senhor quem dá o crescimento a obra, ele então passa a refletir sobre a Igreja de Jesus Cristo.

1 Coríntios 3 é o terceiro capítulo da Primeira Epístola aos Coríntios, de autoria do Apóstolo Paulo, no Novo Testamento da Bíblia. Trecho da Primeira Epístola aos Coríntios no Papiro 46.

Em Corinto não havia uma religião específica ou que predominasse. Havia diversos tipos e formas de religiões. Os moradores de Corinto permitiam que vários grupos religiosos praticassem ali a sua fé como bem entendessem. O culto aos deuses era muito comum entre os coríntios.

Quando o povo de Israel foi escravizado no Egito, clamou a Deus por libertação. Então Deus respondeu ao clamor deles, usando a expressão “Eu sou quem sou” (Êx 3:14) para se apresentar como seu libertador. Em português, isso soa como uma afirmação filosófica sobre a existência de Deus.

A importância colocada na frase, como ele é usado por Deus para se identificar na Sarça Ardente, decorre da concepção hebraica do monoteísmo que Deus existe por si mesmo para si mesmo, e é o Criador incriado, que é independente de qualquer conceito, força ou entidade. Portanto, "eu sou quem eu sou" (em curso).

Ele não diz “Eu era”, mas diz “Eu Sou”, no tempo verbal presente. Isso significa o eterno presente da eternidade de Deus. A Bíblia diz que imediatamente os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus, pois eles tinham entendido que Jesus havia se apropriado do nome de Deus.

O Livro de 1 Coríntios. Paulo visitou Corinto, uma cidade bem importante no litoral da Grécia, pela pri-meira vez, durante sua segunda viagem missionária (Atos 18). Ele permaneceu ali durante um ano e meio e, como resultado de seu trabalho, muitos se converteram ao Senhor e uma igreja começou.

1. Natural ou habitante de Corinto, cidade grega. 2. Relativo a Corinto.

De Atenas partiu para Corinto onde ficou cerca de um ano e meio e fundou um dos mais importantes centros do cristianismo.

Aquele que trabalha junto com outros (#2Co 8.23).

Para que o aprendizado espiritual ocorra, é preciso que aquele que aprende se esforce e use seu arbítrio. Muitos alunos não estão acostumados a fazer tanto esforço para aprender com as escrituras e consideram isso um pouco difícil.

9 Mas, como está escrito: As acoisas que o bolho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Quando e onde ele foi escrito? Paulo escreveu a epístola conhecida como 1 Coríntios perto do final de sua visita de três anos a Éfeso (durante sua terceira missão), que provavelmente terminou em algum momento entre 55 e 56 d.C. (ver Atos 19:10; 20:31; Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

28 E a uns pôs Deus na igreja; primeiramente, aapóstolos; em segundo lugar, bprofetas; em terceiro, cmestres; depois, milagres; depois, dons de curar, socorros, dgovernos, variedades de línguas.

Em Hebreus, capítulo 10, verso 25, diz assim: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Estar no culto é cumprir o que Senhor nos ordenou: congregar. Quando nos reunimos, congregamos.

1. Através desta NPG, a zeladoria da igreja terá disciplinada a sua atuação, de forma a conferir à administração eclesiástica o devido zelo e controle sobre os serviços gerais de limpeza, manutenção e segurança do prédio, equipamentos e propriedades que componham o patrimônio físico da igreja. 2.

Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos. A carteira de identidade é também conhecida como RG, que significa registro geral.