Como expelir pelo encravado?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Com uma agulha e uma pinça esterilizadas com água fervente, você pode tentar puxar o pelo para fora, acabando com o problema. Antes de começar, passe um algodão na região afetada com álcool para evitar contaminações. Delicadamente, puxe o fio com a agulha ou com a pinça.

A linha Minancora tem um produto infalível: a Pomada Minancora. Ela tem as propriedades certas para tratar esses casos efetivamente.

Quando o cisto pilonidal já se transformou em abscesso, o procedimento mais indicado é uma drenagem através de uma pequena incisão feita na pele com anestesia local. Após a fase aguda-abscesso comumente o médico pode solicitar cirurgia para o tratamento definitivo.

Polvilhe amido de milho sobre o local do pelo encravado e deixe por 20 minutos; Coloque pasta de amendoim sobre o cabelo encravado e deixe por 10 minutos. Deve ser feito todos os dias até que não seja mais necessário.

Uso de pomadas: de acordo com a orientação médica e o tipo de pele da pessoa, por vezes pode ser necessário o uso de antibiótico oral; Depilação a laser: Vai eliminar os pelos da região que está ficando inflamada e com isso resolver de forma mais definitiva o problema.

O pelo encravado, também conhecido por foliculite, é um problema bastante comum que gera incômodo e irritação na pele, podendo ocasionar em manchas. Quando o pelo se encurva e penetra na pele em vez de seguir seu crescimento normal, ele causa uma inflamação na região da raiz.

O pelo encravado surge quando não encontra a saída do folículo piloso ou não consegue romper a camada de queratina que se forma sobre a epiderme, provocando uma reação inflamatória do organismo.

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

Quando o pelo encrava, forma-se um carocinho que costuma ser mais avermelhado, com aparência que pode lembrar uma espinha até. Ele pode coçar, causar desconforto e dor. Pelos encravados podem ocorrer em homens e mulheres, em qualquer região que tenha pelos.

Os pelos encravados geralmente desaparecem sem tratamento. Mas há algumas coisas que pode fazer para se sentir mais confortável até que melhorem. “Compressas quentes são úteis e calmantes”, aconselha a ginecologista. Alguns dos seus pacientes gostam de fazer compressas à base de água morna e sal.

O tratamento mais indicado para acabar com os pelos encravados é a depilação a laser, isso porque só a depilação a laser promove a remoção definitiva do pelo, e consequentemente, de toda inflamação associada ao folículo piloso.

O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento da foliculite.

Ao contrário da foliculite, que é uma infecção localizada e restrita ao folículo piloso, o furúnculo surge porque a infecção se alastra pelo tecido subcutâneo ao redor do folículo.

A drenagem do cisto sebáceo é um procedimento menos invasivo do que uma cirurgia. Para a sua realização é feita a limpeza do local e depois é executado um pequeno corte no cisto para a remoção do pus. Normalmente a drenagem é indicada para casos em que o cisto está infectado e causa muitas dores no paciente.

A principal dica de prática que pode ser feita em casa, sem acompanhamento de dermatologista, de como desinflamar pelo encravado é o uso de compressas de água morna ou soro em cima do local inflamado³. Isso vai ajudar a atenuar as lesões existentes.