Como expelir fezes duras?

Perguntado por: zmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Beba muito líquido, mas álcool com moderação, porque ele ajuda a desidratar as fezes; Saiba que a ingestão de farelo em pó pode aumentar a produção de gases; Coma frutas, se possível com casca, nos intervalos entre as refeições; Tente administrar as situações de estresse e as crises de ansiedade.

Um ótimo remédio caseiro para o intestino preso é a vitamina de mamão com linhaça. Os dois alimentos são ricos em fibras, que ajudam a hidratar as fezes e facilitam o trânsito intestinal, reduzindo a barriga inchada. Bater no liquidificador o mamão e a água (ou iogurte), adicionar a linhaça e adoçar a gosto.

O que é bom para intestino preso, na prevenção e no tratamento?

  1. Beber muita água. ...
  2. Fazer uma dieta balanceada, rica em fibras. ...
  3. Mastigar bem os alimentos. ...
  4. Consumir probióticos. ...
  5. Ir ao banheiro sempre que der vontade. ...
  6. Procurar ir ao banheiro diariamente, sempre no mesmo horário. ...
  7. Exercitar-se frequentemente. ...
  8. Controlar o estresse.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Algumas opções de laxante natural para prisão de ventre são:

  1. Suco de beterraba com laranja. ...
  2. Suco de mamão e laranja. ...
  3. Suco de uva, pêra e linhaça. ...
  4. Suco de maçã e azeite de oliva. ...
  5. Geleia de frutas com chá de sene. ...
  6. Geleia de chá de ruibarbo com frutas. ...
  7. Vitamina de ameixa seca e aveia.

O que fazer quando as fezes estão duras e não saem? O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!

Alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico são:

  • Lacto purga;
  • Dulcolax;
  • Lactuliv;
  • Minilax;
  • Almeida Prado 46;
  • Naturetti;
  • FiberMais;
  • Laxol.

Os melhores laxantes naturais para quem sofre de obstipação

  • Aloe vera. ...
  • Sementes de chia e linhaça. ...
  • Ameixa. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Café

Não faça força!
Isso definitivamente não é uma boa! Com isso você acaba facilitando o aparecimento de hemorroidas, provoca flacidez perineal, pode causar prolapso retal e fissuras anais.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

Dulcolax

Dulcolax® Supositórios contém bisacodilo, que tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, para favorecer a evacuação.

Dicas para soltar o intestino

  1. Beber água morna com limão ao acordar. ...
  2. Mastigar bem os alimentos. ...
  3. Beber chás laxantes. ...
  4. Manter uma alimentação saudável e variada. ...
  5. Fazer massagens na barriga. ...
  6. Praticar exercícios físicos regularmente. ...
  7. Estabelecer um horário. ...
  8. Consultar o gastroenterologista.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Posição ideal para evacuar
A melhor posição para evacuar é inclinando o corpo para frente, colocando as mãos nos joelhos e aproximando o abdômen em relação às pernas. Outra opção é de cócoras ou sentado com elevação da coxa e, de preferência, com os pés apoiados em um banquinho.

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

As fezes, além de ficarem mais amolecidas, também passam pelo reto de maneira mais rápida e menos dolorida. Esse tipo, assim como os emolientes, pode levar de um até três dias para que a evacuação aconteça.

Um supositório ao dia quando necessário ou a critério médico. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.

Você pode apertar com o dedo ou com a unha. Também vale revezar e apertar um pouco o dedo da mão direita e depois o da esquerda, faça isso entre duas e três vezes. Ao apertar você sentirá como se tivesse areia nesta área do seu dedo. E, conforme você o pressiona, ele vai ficando mais mole.