Como exemplo de intangível temos?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.

Conceito do Ativo Intangível. São ativos que não possuem uma forma física e podem ser identificados de acordo com o CPC 04-R1. Eles são representados por direitos de uso de um bem ou direitos relacionados a uma organização. São ativos que não podem ser tocados ou vistos, mas possuem valor econômico.

Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. 25. Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo, serem gerados a seu favor.

Serviços são, via de regra, intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Os serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem compra dos.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Em síntese, os ativos tangíveis são aqueles de natureza permanente, usados para a manutenção das atividades da empresa e integridade do patrimônio. Em outras palavras, são os bens concretos que a empresa tem como, por exemplo, imóveis, máquinas, terrenos, equipamentos, estoque e veículos.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software. Ele está registrado no grupo do “ativo não circulante”, dentro do ativo.

São produtos intangíveis porque o seu valor (ou utilidade) é consumido no momento de sua produção, mas são produtivos porque têm utilidade, atingem o fim econômico proposto e permitem a aquisição de outros bens através da renda que é gerada (Say, 1803:125). O mesmo se aplica aos serviços comerciais.

Qual a importância do ativo intangível para uma empresa? Os ativos intangíveis de uma empresa são importantes para garantir o seu sucesso a longo prazo. Isso porque o capital intelectual, além de outras ferramentas, pode aprimorar e oferecer mais resultados para o negócio.

Os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.

Confiança

Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa.

Os ativos intangíveis de um negócio são aqueles não materiais, que não podemos tocar com as mãos. Entram nesta conta pontos como direitos autorais adquiridos, marcas e patentes, ISO softwares e direitos de propriedade industrial e de serviços.

Um passivo intangível é o passivo invisível em relação às informações constantes das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, normalmente disponibilizadas aos utentes, é oriunda, quiçá, de atos de omissão da administração como o dever de diligência, lealdade e probidade, estas omissões ocultam eventuais riscos.

Então, os produtos intangíveis são o oposto, são aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são serviços, como advocacias, consultorias, consultas médicas, estéticas, entre outros. A qualidade de um serviço só pode ser comparada ao adquiri-lo.

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

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Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.