Como executar um arquivo .exe no Linux?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Como executar arquivos “ .exe ” no Linux? Acesse o diretório em que esse item está localizado e abra-o com o Wine. No Terminal, navegue até a mesma pasta através do comando cd <nome do diretório > . Depois, rode o arquivo usando wine <nome do arquivo>.exe .

Re: Como executar portables.exe no Wine
Do mesmo jeito que se faz no rWindows... duplo-clique no arquivo .exe. Ou pelo terminal: "$ wine arquivo.exe". Obs: Tenha em mente que o Wine é só um quebra-galho, nem todos os programas do rWindows funcionarão corretamente!!!!

Com o Wine instalado na sua máquina, a partir do gerenciador de arquivos, navegando pela pasta em que o software do Windows que pretende instalar esteja localizado. Basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Open With Wine”. Pronto, é só abrir o programa!

Executar e Instalar um arquivo .run ou .bin no Linux

  1. Abra o Terminal.
  2. Utilize o comando chmod +x arquivo.run para torná-lo executável.
  3. Utilize o comando sudo ./arquivo.run para executá-lo.

Para abrir um programa no terminal, basta digita o nome do programa pelo qual o sistema o reconhece. Mas para lançar desta forma tem que ter se saber como é o nome do aplicativo que o sistema reconhece.

O EXE Explorer é um programa que permite a leitura e visualização de diversos elementos dos arquivos executáveis salvos no seu computador, da mesma forma que a ferramenta explorer do Windows funciona.

Essa prática é comum no sistema operacional, principalmente em arquivos com a terminação “.exe”. Para resolver isso, é preciso desativar o Windows Defender. Esse firewall acaba bloqueando a maioria dos arquivos, mesmo que eles não sejam maliciosos.

Como executar arquivos “ .exe ” no Linux? Acesse o diretório em que esse item está localizado e abra-o com o Wine. No Terminal, navegue até a mesma pasta através do comando cd <nome do diretório > . Depois, rode o arquivo usando wine <nome do arquivo>.exe .

O Wine é um software que acrescenta uma camada de tradução entre o sistema operacional, Linux, MacOS ou Android. Ele traduz os comandos enviados ao kernel do Windows para serem executados pelo kernel do Linux, com isso é possível executar aplicações do Windows dentro desses sistemas.

Alternativamente, você pode procurar por “Wine” usando o instalador de software. Clique em “instalar” após encontrá-lo. Uma vez instalado, você pode baixar arquivos .exe e executá-los através do Wine. Isso permitirá que você jogue jogos do Windows em seu Linux.

Execute o aplicativo Central de programas do Ubuntu, através do Painel Inicial pesquise por "Central de programas Ubuntu"; Na Central de programas do Ubuntu, pesquise por "Wine"; Selecione o aplicativo "Microsoft Windows Compatibility Layer" e instale; Aguarde o aplicativo ser instalado.

Como instalar programas no Linux pela loja de apps

  1. Abra a loja através do menu de “Atividades”;
  2. Procure pelo programa que quer baixar e, encontrando-, acesse a sua página;
  3. Clique em “Instalar” e aguarde até que ele seja instalado;
  4. Ao finalizar a instalação, você poderá encontrá-lo no menu de programas do sistema.

Para instalar através dos repositórios, utiliza-se algum gerenciador de pacotes. O comando para as distribuições Ubuntu e Debian é o apt. Caso você deseje instalar diretamente o aplicativo direto na linha de comando, basta utilizar o comando: sudo apt-get install nomedoprograma.

Abra o terminal e navegue até o diretório onde você salvou o arquivo. Defina a permissão de execução para o arquivo usando o comando: chmod +x nomedoarquivo.sh. Para executar o script, digite: bash hello.sh.

Para compilar um programa no LINUX você deve primeiramente abrir um janela de console. Se você estiver trabalhando em "modo texto", você já está numa janela de console. Caso esteja em um ambiente gráfico, então deve ativar a janela de console clicando no ícone correspondente.

Para executar um comando, é necessário que ele tenha permissões de execução (veja Tipos de Permissões de Acesso, Seção 11.2 e ls, Seção 6.1) e que esteja no caminho de procura de arquivos (veja path, Seção 5.2). No aviso de comando #(root) ou $(usuário), digite o nome do comando e tecle Enter.