Como excluir dependente do Imposto de Renda 2022?

Perguntado por: rpaiva6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Nesse caso, para que seja retirado o dependente, o contribuinte poderá fazer uma declaração retificadora, exceto se a sua declaração já esteja em malha fiscal. Portanto, ao perceber o problema, o contribuinte deve retirar o dependente e, em seguida realizar a transmissão da declaração retificadora.

Se o contribuinte optar por retirar algum dependente da declaração, o programa vai automaticamente excluir os dados relativos a ele, inclusive na aba Dependentes das fichas Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior, Pagamentos Efetuados e ...

Você precisa ter em mãos:

  1. Certidão de óbito;
  2. Documento de identificação do requerente;
  3. Documento judicial que autoriza a retirada da certidão (somente quando não for uma das pessoas especificadas na lista anterior).

Tanto o companheiro, na união estável, quanto o cônjuge, no casamento, pode ser incluído como dependentes, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos. A regra vale para uniões homoafetivas e heteroafetivas.

Para incluí-lo, basta o contribuinte preencher a ficha “Dependentes” na declaração. Nesta aba, é preciso informar dados como nome, CPF e data de nascimento. Todos aqueles que forem declarados como dependentes precisam ter CPF, mesmo os que nasceram em 2021.

Uma das causas para ser recusado no programa é ter sido incluído como dependente no Imposto de Renda 2020 (ano-base 2019). De acordo com o novo texto da Medida Provisória (MP), qualquer um que tenha sido incluído como na dependente na declaração entregue em 2020 não receberá o auxílio emergencial.

O valor de pensão alimentícia declarado como imposto tributável deve ser excluído e informado na opção 'Rendimentos Isentos e Não Tributáveis/Outros', especificando 'Pensão Alimentícia'.

Importante: um dependente pode constar da declaração de Imposto de Renda de apenas um contribuinte. Ou seja, duas ou mais pessoas não podem declarar o mesmo dependente.

Como desvincular beneficiário do plano de saúde

  1. No sistema Departamento Pessoal, acesse a aba Funcionários;
  2. Selecione o ícone Plano Saúde;
  3. Na Operadora correspondente clique em Planos - Beneficiários.
  4. Selecione a empresa e marque o Beneficiário a ser desvinculado e clique em Desvincular.
  5. Após só grava.

Chegou no SouGov.br a funcionalidade para alterar o cadastro de dependente(s). Depois, verifique quais dados serão necessários modificar. Em seguida, realize a alteração e anexe os respectivos comprovantes para cada tipo de solicitação. Pronto!

Quanto posso deduzir por dependente no Imposto de Renda 2023? Quando você faz a declaração completa do Imposto de Renda, cada dependente permite um desconto de até R$ 2.275,08 no valor do imposto a ser pago.

O dependente pode ser declarado em uma aba própria, chamada Dependentes. Será preciso preencher nome, data de nascimento e CPF do dependente. Independentemente da idade, sem o CPF não será possível incluir a pessoa como seu dependente.

Acesse o SouGOV e na tela inicial, no menu "solicitações", clique em "cadastro de dependentes". Na tela a seguir mostrará todos os dependentes registrados. para excluir.

Para quem vive uma união estável, é possível incluir seu companheiro(a) como dependente, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos. É fundamental também que o dependente tenha inscrição no CPF, porque não é possível incluir dependentes sem seu respectivo CPF no programa do IRPF 2022.

Será excluído definitivamente da condição de dependente quem tiver sido condenado criminalmente por sentença com trânsito em julgado, como autor, coautor ou partícipe de homicídio doloso, ou de tentativa desse crime, cometido contra a pessoa do segurado, ressalvados os absolutamente incapazes e os inimputáveis.

“Quem declarar [o filho] como dependente, poderá usar as despesas [para dedução]. Quem não ficar como dependente, poderá informá-lo apenas como alimentando”, esclareceu Adriano Marrocos, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador da Comissão de Imposto de Renda do CFC, em entrevista à Agência Brasil.

A Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte (ou Declaração de Dependentes da Previdência Social) é um documento de extrema importância e que demonstra a não existência de pessoas com direito ao recebimento de pensão por morte de um segurado morto.