Como evoluir carga na musculação?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Normalmente prescrevemos treinos com volumes (repetições e séries) pré-estabelecidos, como, por exemplo, 3 séries de 8 a 12 repetições. Quando o aluno consegue executar o movimento com uma determinada carga e atinge o número máximo de repetições (12), nas 3 séries, com certa facilidade, orientamos que aumente a carga.

Geralmente, o tempo estimado para o ganho de massa é de 6 meses. O biotipo do praticante de musculação e sua carga genética podem influir, mas o importante é se exercitar de forma correta e regular, obedecer aos períodos de descanso e ter uma alimentação adequada.

sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas; apresentar maior facilidade na execução dos exercícios; observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas; ter noites de sono mais proveitosas.

Algumas dicas simples que ajudam a melhorar os resultados da academia e atingir os objetivos mais facilmente são:

  1. Ter atenção à alimentação. ...
  2. Manter-se hidratado. ...
  3. Mudar a rotina de treino. ...
  4. Aumentar gradualmente a carga. ...
  5. Evitar treinar o mesmo grupo muscular em dias seguidos.

Para o aumento da força muscular se faz necessário trabalhar com cargas altas e com isso o número de repetições reduz significativamente. Estudos mostram que trabalhar entre 3 e 5 repetições contribui para o aumento da força muscular.

Qual a importância da carga na musculação? A progressão de carga é algo que grande parte dos praticantes de musculação buscam em seus treinos. Além de funcionar como um parâmetro de evolução, o método também ajuda a acelerar o ganho de massa muscular, mantendo uma boa intensidade.

A progressão de carga, na maioria das vezes, é uma das maneiras mais simples de identificar e avaliar a evolução. Afinal, se hoje você realiza um determinado exercício com 10kg e, na semana seguinte, consegue fazer o mesmo movimento com 12kg, por exemplo, significa que você está mais forte e condicionado.

As cargas de treinamento devem se tornar mais intensas ao longo de um período de tempo, não aumentadas de forma muito abrupta ou com muita intensidade. 2. Teste o máximo antes de executar: através do teste você consegue ver o máximo que suporta antes de fazer as repetições.

Uma execução adequada trabalha de forma eficiente os músculos, permitindo que você carregue mais peso com o tempo. É comum ver as pessoas tirarem o peso do suporte e já começarem a realizar as repetições de qualquer forma, batendo a barra no peito para que ela pegue impulso e retorne mais facilmente à posição inicial.

Para quem quer ganhar massa muscular, o recomendado é treinos com mais carga e menos repetições. Durante os movimentos, quanto mais força mais volume é gerado – mas lembre-se de encontrar a carga certa através de testes leves e rápidos para evitar lesões durante o treino.

Como vimos acima, tanto cargas menores quanto exercícios sem nenhuma carga podem gerar hipertrofia. Porém, para gerar o máximo de ganho de massa muscular (hipertrofia) os estudos mostram que cargas acima de 65% de 1RM são melhores.

O descanso é outra coisa muito importante para quem quer crescer. Isso porque não é enquanto você treina que os seus músculos crescem, mas enquanto você descansa. É durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado.

Fase 3 e 4 (3º mês): Já nesta fase, o metabolismo começa a acelerar e as endorfinas são liberada em doses maiores no organismo. Por isso, surgem os primeiros ganhos de força e hipertrofia. Também é possível sentir a queima de gordura de maneira mais acentuada.

4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito

  1. Você sai da academia sentindo-se melhor do que quando chegou. ...
  2. Você eleva sua frequência cardíaca. ...
  3. Você atinge sua RPE ideal. ...
  4. Você aumenta a intensidade e carga dos exercícios regularmente (sem sentir dor)

7 DICAS PARA ALCANÇAR BONS RESULTADOS NA ACADEMIA

  1. Não deixe de descansar. Antes de treinar na academia, é sempre útil ter uma carga mental. ...
  2. Faça vários tipos de exercício. ...
  3. Não se esqueça do aquecimento. ...
  4. Não exagere nos treinos. ...
  5. Faça os exercícios direitinho. ...
  6. Cuide da alimentação. ...
  7. Hidrate-se.

Segundo estudo[2] publicado em 2020, repetições rápidas e lentas são importantes em um treino de força. Os movimentos lentos são mais eficientes para ajudar a construir músculos, pois permitem com que fiquem sob tensão por mais tempo. Por outro lado, os movimentos rápidos ajudam na força e potência muscular.

Uma das maneiras de determinar a carga de treino é utilizar o peso correspondente a um porcentual adequado de 1 RM para cada exercício. Assim sendo, para o objetivo de força máxima são recomendados porcentuais de carga máxima de 85 a 100% da 1 RM; para hipertrofia, de 70 a 85%; e para resistência, de 40 a 60%.