Como evitar um sonho ruim?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Pode ser ler um livro, assistir à televisão ou conversar com os amigos, por exemplo. O importante é se distrair e fazer algo que deixe você feliz. Se os temas do sonho continuam a incomodá-lo, lembre-se que sonhos não são reais e não há motivo para ter medo.

E isso ocorre por um bom motivo, de acordo com o neurocientista Dr. Erik Hoel, Ph. D., da Tufts University, nos Estados Unidos. Sonhos estranhos servem um propósito importante, diz ele, e ajudam o cérebro a entender as experiências do cotidianas de uma forma que permite um aprendizado mais profundo.

Pesadelos conseguem mexer com o corpo todo e "ativam" um estado de alarme. Também aumentam os níveis de adrenalina o que, consequentemente, dificulta o relaxamento e a capacidade de voltar a adormecer. Por isso, se não conseguir adormecer, tente fazer algo relaxante, assim vai acalmar o seu corpo e mente.

Os sonhos ampliam nossa consciência do mundo, resgatam o potencial criativo infantil que permaneceu congelado à espera de respostas e permitem que nos apropriemos de pedaços desconhecidos ou até mortos da nossa personalidade. Sonhar enriquece nossa vida e torna o dia a dia mais pleno e interessante.

Terror noturno é uma das parassonias, que são alterações da consciência que ocorrem entre o sono profundo e a vigília. No caso do terror noturno, o paciente muitas vezes acorda gritando como se tivesse vivenciado um pesadelo terrível.

Significado: você se sente exposto, vulnerável e inseguro a respeito de uma situação. Sonho: Você está fazendo uma prova e entra em pânico porque não sabe as respostas. Significado: você se sente despreparado para enfrentar ou resolver um dilema emocional.

Os sonhos ocorrem em diferentes fases do sono, mas é no estágio REM – quando o cérebro está mais ativo, com alto consumo de energia – que acontecem os mais vívidos. Por isso, o que consumimos na última refeição do dia tem grande influência na qualidade do sono, podendo nos levar a ter sonhos ou pesadelos.

Doenças que podem causar pesadelos
Apneia do sono: A queda de oxigênio no cérebro durante os engasgos está ligada a pesadelos. Ansiedade: Preocupação prolongada e intensa alimenta a essência negativa dos sonhos. Estresse pós-traumático: Ao dormir, a pessoa revive situações de violência ou acidentes pelos quais passou.

Todos já tiveram um desses deliciosos sonhos, mas são raros aqueles em que sabemos que estamos sonhando, e percebemos sermos capazes de controlar o que acontece. São os chamados “sonhos lúcidos”, um fenômeno não só explicado como que pode ser estimulado por nós mesmos.

Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho. Algum meio termo entre o sono e a vigília, que demonstra a complexidade da consciência humana.

Como os períodos de sono REM se tornam mais frequentes à medida que a noite avança, temos a impressão de que os pesadelos ocorrem mais usualmente nas primeiras horas da manhã. Abuso de álcool, drogas ou mesmo o desmame destas substâncias; Assistir a filmes ou ler livros assustadores, principalmente antes de ir dormir.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

A paralisia do sono é causada por uma falha na comunicação entre o cérebro e o restante do corpo. Para que o sono seja tranquilo e o corpo realmente descanse, o cérebro envia aos músculos o aviso de que eles devem relaxar.

Dificilmente conseguimos identificar qual o fator que desencadeou o surgimento de pesadelos, entretanto, se o pesadelo ocorre exclusivamente quando dormimos de barriga para cima, pode ser um sinal de distúrbios da respiração durante o sono, como o ronco e a apneia do sono.