Como evitar radiação do microondas?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Use recipientes de armazenamento de vidro em vez de plástico. Além de evitar a contaminação com as substâncias químicas do plástico, você poderá colocar o recipiente diretamente no forno para esquentar as sobras da refeição anterior.

Do lado esquerdo do espectro visível, estão as radiações não ionizantes, com baixa frequência, que incluem as micro-ondas. Então, podemos concluir que elas não têm energia suficiente para ionizar elétrons de átomos ou moléculas, logo não têm o potencial de causar câncer, servem apenas para aquecer.

Quando usado corretamente, não há nada com o que se preocupar em termos de radiação de um microondas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

O primeiro motivo de cobrir a comida antes de esquentar no micro-ondas é que o alimento precisa esquentar bem e chegar a uma temperatura uniforme para garantir uma sanitização, já que o calor consegue eliminar alguns micro-organismos que por algum motivo podem ser encontrados na comida.

Utilize uma maçã
Deixe a maçã repousando durante todo o dia, enquanto isso, use seu micro-ondas normalmente. À noite, corte a fruta ao meio e a aperte para verificar se está fofa ou amolecida, como se estivesse cozida por dentro. Caso o resultado seja positivo, então esse é um sinal de que há um vazamento ocorrendo.

Vamos esclarecer! De fato, o microondas funciona por radiação, mas existem mecanismos de proteção que impedem que pessoas ou alimentos sejam afetados de forma nociva. Sendo assim, ficar parado na frente do microondas não dá câncer.

O perigo maior está em queimaduras na hora de retirá-lo de dentro do aparelho e também de acontecer um fenômeno que é a explosão da água, por causa do excesso de vapor liberado. Por isso, ferver água no micro-ondas não é recomendado.

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”.

Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos. Outra opção são os potes feitos com plástico polipropileno, que é o material mais comum utilizado em marmitas de plástico. Esse tipo de material costuma ser mais resistente, podendo suportar temperaturas altas e baixas.

Quando aquecemos o alimento em um recipiente plástico, dependendo da qualidade dessa embalagem, é possível que pequenas partículas de Bisfenol-A sejam liberadas para o alimento ou água e, dessa forma, sejam ingeridas. Por precaução, o melhor é utilizar, sempre que possível, recipientes de vidro”, destaca Bruna.

Só que descascar internamente deve ser pela má qualidade da tinta ou de fabricação. Não posso usar o microondas porque a tinta pode cair no alimento e ser tóxica ( o técnico mesmo avisou isso).

O forno elétrico funciona pelo aquecimento de uma ou mais resistências e tem como característica principal um preparo mais natural dos alimentos, mantendo o interior mais macio e suculento e o exterior crocante.

“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética. É altamente cancerígeno”, diz um homem no vídeo checado.

Certos potes e pratos de vidro ou cerâmica feitos para micro-ondas já vêm com tampa. Nesse caso, coloque-a no recipiente deixando uma fresta para o vapor escapar enquanto o produto esquenta. Dá para descobrir se um pote pode ou não entrar no micro-ondas pelo rótulo.

Tenha cuidado com o material usado para esquentar a marmita
Materiais como alumínio, metal e louças com detalhes dourados ou prateados, por exemplo, podem provocar explosões e incêndios caso sejam colocados no micro-ondas.

Tem mais de dez anos de idade– se o seu micro-ondas está com você há mais de dez anos e está começando a dar problemas, a compra de um novo é, provavelmente, o melhor caminho. Lembrando que os aparelhos têm vida útil entre dez e 12 anos.

“ O risco está na exposição do usuário à possíveis vazamentos dessa radiação que podem causar danos ao globo ocular, provocando o aparecimento de catarata”. Ele lembra que a catarata resulta da opacidade do cristalino que, como se fosse uma gema de ovo, ao ser aquecido, começa a ficar esbranquiçado.

- Como pode ser detectada a sua presença? É indicado que se espalhe maçãs ou copos de água ao redor dos aparelhos de micro-ondas quando há alguma suspeita de vazamento no aparelho. O cozimento das frutas ou o aquecimento da água seriam indicação confirmatória de que há o vazamento.

Com isso, também há perigo em colocar certos objetos em cima do micro-ondas. Celulares, notebooks, ou qualquer outro eletrônico corre perigo, se o seu micro-ondas não estiver em perfeitas condições.

É mais seguro esperar alguns segundos para abrir a porta
MITO: Depois que o forno apitou, pode-se abrir a porta sem problemas: ele está desligado e não há produção de micro-ondas.

Claro, mas tome cuidado para não se queimar! Não use recipientes estreitos com gargalos pequenos (por exemplo, garrafas) e deixe a água descansar por cerca de 30 segundos dentro do microondas antes de retirá-la. Ao contrário do que ocorre no fogão, no forno micro-ondas, os líquidos se aquecem por igual.