Como evitar queima de eletrodomésticos?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Para evitar a queima dos seus eletrônicos é importante investir em alguns equipamentos responsáveis por proteger os aparelhos. Para os usuários domésticos, especialistas recomendam que utilizem estabilizadores de tensão, filtros de linha ou nobreaks, a fim de evitar grandes perdas.

Aparelhos eletrônicos (como televisões, computadores, consoles de video game) e eletrodomésticos (como a geladeira e o freezer) podem queimar devido à sobrecarga de energia. No Brasil, as tomadas são majoritariamente de tensões de 127 e 220 volts.

Como solução doméstica, podemos utilizar estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks. Isso dependerá da sua necessidade. Já em empresas e hospitais, os aparelhos mais tradicionais são os nobreaks, com tecnologia mais completa para aguentar tensões maiores.

Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Um dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento que protege contra sobretensões transitórias, isto é, contra surtos de tensão. Ele anula as descargas indiretas sobre a rede elétrica que podem ser causadas por descargas atmosféricas.

Como um DPS funciona? Para proteger a rede elétrica e os demais equipamentos antes citados dos surtos, os dispositivos atuam com um desvio da descarga para o sistema de aterramento. O processo é rápido — ocorre em apenas uma fração de segundo — e, por isso, o disjuntor nem detecta a fuga da corrente.

Os surtos elétricos, normalmente, são causados por descargas atmosféricas, pelas interrupções operacionais e pelo chaveamento ou “liga e desliga” de equipamentos de alta potência. São vários os fatores que interferem na rede, por exemplo, as partidas de motores de grande porte ou as anomalias nas instalações.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explica que os equipamentos eletroeletrônicos podem queimar quando acontecem um corte repentino do fornecimento de energia com a volta segundos depois. Quando a "luz" retorna é o momento em que o equipamento acaba dando defeito.

Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infecções.

Quando um eletrodoméstico quebra, e você sente que todo o resto começa a quebrar ou a ter problemas, são sinais de que tensão está alta e que o mal estar atingiu a todos naquele ambiente.

Mantenha a porta fechada
Na falta de luz, o tempo máximo de conservação dos alimentos dentro da geladeira é de 4 horas, e no freezer, de 24 horas. Por isso, manter a geladeira fechada pode ser uma boa escolha.

É necessário retirar os aparelhos da tomada quando acaba a energia? Os aparelhos podem ser queimados na volta da energia, sim.

Nobreaks

  1. Ajudam a manter a energia estável quando existe alguma oscilação na rede, não deixando que a instabilidade cause danos nos eletrônicos domésticos;
  2. Mantém a energia constante em caso de pico, para não sobrecarregar os aparelhos.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.