Como evitar que o inhame fique escuro?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Descascar o inhame, cortá-lo em pedaços pequenos e colocar numa bacia com água e sal para não escurecer.

Quando descascado, o inhame libera uma viscosidade que contém oxalato de cálcio, composto químico que pode causar reações alérgicas como coceira, irritação e vermelhidão na pele. Para contornar o incômodo, deixe o alimento de molho durante seis horas antes de consumi-lo.

40 minutos

Coloque em uma panela e cubra com água. Ponha 1 colher (chá) de sal para cada litro de água. 3. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos ou até perceber que está macio ao espetá-lo com um garfo.

As folhas mais velhas do inhame-roxo perdem antocianina (um pigmento) e assumem essa cor avermelhada.

Quase todas as partes da planta podem ser consumidas, desde as folhas, até as flores, mas principalmente os cormos, que encerram grande quantidade de amido e prestam-se para o preparo cozidas, assadas ou em produtos de panificação.

Seque o inhame com um pano de prato limpo e armazene em uma área seca, fresca, e bem ventilada, longe da umidade, por até 3 semanas. Evite guardar o inhame cru ou embrulhado, isso pode incentivar a deterioração e o seu tubérculo pode estragar mais rápido.

tudo bem Hoje eu vou falar que sim pode congelar o inhame quem conhece o inhame essa raiz aqui ó é muito gostoso a tem gente que não gosta mas. tem muitas como que eu vou dizer. benefícios o inhame é que eu tô descascando. e para quem tem intolerância.

A baba do inhame é responsável por criar irritação e alergia na pele e dificulta o manuseio. Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre).

Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxilia no controle da pressão e diminui o colesterol; Ajuda na boa digestão, na redução de cólicas e ainda elimina as toxinas do organismo; Aliado no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade e manda a fome pra longe.

O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou no vapor, nunca cru. Mas, é importante lembrar que, apesar de saudável, o tubérculo é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico. Assim, a quantidade recomendada é de apenas uma porção ao dia. Por outro lado, grávidas e lactantes devem evitar o consumo.

Apesar de não ter contraindicação, seu consumo na dieta deve ter acompanhamento individualizado para algumas patologias como câncer, problemas renais e síndromes intestinais. Como toda raiz, o inhame é um alimento versátil e pode entrar no preparo de refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos.

Dica: o inhame cru faz mal? apenas um tipo de inhame não deve ser consumido cru: o inhame taro, pois pode pode causar sintomas como queimação no estômago ou diarreia. Bata o inhame com a água e o suco de limão no liquidificador por 2-3 minutos.

No entanto, é bom lembrar que o inhame tem um antinutriente que pode intervir na absorção de nutrientes pelo organismo. Eu prefiro não arriscar e sugiro a versão cozida, descartando a água do cozimento.

O inhame deve ser colhido quando amadurecido, aproximadamente, aos 180 dias após o plantio. O amadurecimento do inhame pode ser constatado pela seca das flores e pelo amarelecimento das folhas.