Como evitar que o fio do chuveiro queime?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Como fazer para o fio do chuveiro não derreter

  1. 5.1 1 – Dimensione corretamente sua instalação.
  2. 5.2 2- Revise os pontos de conexão.
  3. 5.3 3 – Jamais faça extensões utilizando o circuito do chuveiro.
  4. 5.4 4 – Emenda com conector.
  5. 5.5 5 – Emenda direta.

Se a gente olhar bem, a instalação elétrica o chuveiro consiste, basicamente, em juntar os fio do chuveiro com os fios que saem da parede (da rede elétrica da sua casa). E pra isso você pode fazer uma emenda direta nos fios e isolá-los com fita isolante, ou pode usar conectores elétricos.

Abaixo, confira algumas dicas para evitar que a resistência do chuveiro queime.

  1. Mantenha desligado na troca de temperatura. ...
  2. Verifique a tubulação. ...
  3. Atenção ao fluxo de água. ...
  4. Banhos longos. ...
  5. Verifique a fabricação do material. ...
  6. Materiais elétricos na Trindan!

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

O chuveiro é fabricado com fio mais fino que o fio da instalação, isso é normal e não quer dizer que seu chuveiro esteja com defeito. O dimensionamento dos cabos internos depende da potência elétrica daquele chuveiro elétrico, ou seja, o chuveiro elétrico 110V e 220V são instalados com cabos diferentes.

Nunca utilize materiais como esparadrapo, durex ou fita crepe para emendar os fios e cabos elétricos, pois eles não são fabricados para essa finalidade e comprometem demais a segurança da instalação elétrica.

A ligação direta de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibida.

Atualmente, existem diversas soluções para proteger os cabos elétricos, como revestimento ablativo de cabos, que fornece de 30 minutos a duas horas de proteção contra fogo. Os cabos elétricos também podem ser encontrados com um fino revestimento fino de metal, que evita a corrosão do cabo e previne o desgaste natural.

– usar fita durex ou fita crepe como se fosse fita isolante.

Não. Não se pode usar qualquer fita adesiva para recuperar a isolação elétrica de cabos, fios e emendas. A fita isolante é produzida com um material próprio para a tarefa, com uma espessura mínima para garantir a isolação, com um adesivo que suporte o calor e toda feita em materiais não propagantes de chama.

A falta do uso aterramento de chuveiro elétrico pode provocar choque elétrico. Por isso, a orientação é sempre ter um fio terra ligado na rede do chuveiro. Nas instalações de aquecimento solar, o uso do fio terra é importantíssimo.

basicamente existem três causas mais comuns para um cabo de chuveiro pegar fogo primeiro uma conexão elétrica malfeito. segundo um condutor dimensionado da forma errada eo. terceiro a utilização de carros elétricos de baixa qualidade.

A vida útil de uma resistência elétrica é de cerca de 2.160 horas de uso. Em um chuveiro, isso equivale a cerca de 12.950 banhos de 10 minutos.

Chuveiro de 7500W 220V - 7500/220=34A, portando deve ser instalado com cabos de 6mm² e disjuntor de 40A.

No chuveiro na parte de trás vem informando que o fio Branco é o fase e o Azul é o Neutro, porém não está visível, ou seja, a pessoa com problema de visão não nota o que está inscrito.

4 mm²

A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².

O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts. Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.