Como evitar que o bebê tenha cólica?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O que fazer para prevenir e evitar as cólicas nos bebês

  1. Ofereça a amamentação materna exclusiva nos primeiros seis meses. ...
  2. Corrija erros na pega. ...
  3. Fique de olho no funcionamento do intestino do bebê ...
  4. Mude sua alimentação. ...
  5. Evite amamentar a criança na hora da dor. ...
  6. Realize compressas mornas na barriguinha do bebê

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite. Infelizmente, não há explicação definitiva sobre por que isso acontece. Na maioria das vezes, a cólica significa simplesmente que a criança é extraordinariamente sensível à estimulação ou também por ter um sistema nervoso imaturo.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Compressa quente é ótimo para cólica
Passe uma fralda de tecido e aplique-a ainda quente sobre a barriga do bebê. Você também pode usar uma bolsa de água morna (sempre testando a temperatura antes para conferir se não está quente demais). O calor ajuda na vasodilatação, facilita o fluxo do sangue e relaxa os músculos.

O pico de início da cólica ocorre entre 6 a 8 semanas de vida do bebê, mas há casos em que inicia antes. Na maioria das vezes ocorre no período noturno. Uma crise de cólica pode durar minutos ou até mesmo horas. Já a fase de cólicas em si geralmente é resolvida entre 10-12 semanas de vida.

Confira alguns sintomas comuns de cólica em bebê:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

chá para o bebê
Alguns estudos apontam que o uso de chá medicinal alivia os sintomas da cólica nos bebês². Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

Para os recém-nascidos, enrole o bebê em uma manta ou cueiro como se ele fosse um charutinho. Ajuda a tranquilizar e pode deixar assim até ele começar a rolar ou sentir calor. Normalmente isso acontece por volta dos 2 meses.