Como evitar que o bebê fique com a cabeça chata?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para diminuir o tempo de apoio da cabeça do bebê — a principal causa —, variar na posição e no lado da amamentação, alterar o lado do móbile, trocar a posição do berço, inverter o lado que o bebê dorme, colocando os pés na cabeceira, e colocar o bebê em posição de 'tummy time' são algumas das estratégias.

O formato da cabeça do bebê tende a melhorar naturalmente, conforme o bebê começa a se movimentar mais, sentar, engatinhar e andar. Porém, algumas atitudes dos pais podem ajudar a aliviar o problema, como deixar o bebê por alguns minutos de bruços quando estiver acordado.

Como prevenir a plagiocefalia no berço?

  1. Colocar o bebé numa extremidade diferente do berço cada vez que o deitar. ...
  2. Colocar um brinquedo colorido ou um espelho preso às grades do berço de modo a incentivar a criança a olhar para a direção desejada.
  3. Limitar a quantidade de tempo que a criança passa em assentos infantis.

Se notar qualquer assimetria na cabeça do seu bebê é fundamental comentar com o pediatra, que irá avaliar a fontanela (conhecida popularmente como moleira) e o perímetro da cabeça para ver se está de acordo com a idade. Se tudo estiver normal, não há nada com o que se preocupar.

A cabeça do recém-nascido torta acontece porque o crânio do bebê ainda está em formação, então, qualquer posição ou pressão sobre a sua cabeça, principalmente até os 6 meses de vida, pode ocasionar uma deformação craniana nas “placas móveis” (suturas) que precedem a formação do osso.

Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.

Plagiocefalia Postural é um tipo de deformidade de crânio que pode gerar complicações estéticas ou mesmo funcionais. Precisa ser identificada precocemente, pois a instalação é relativamente lenta, demorando semanas a meses para ser percebida, porém sua reversão com o tratamento pode ser ainda mais lenta.

Isso foi divulgado por uma clínica cirúrgica de Seoul (uma cidade da Coreia do Sul), o procedimento é simples e dura por volta de uma hora!!! Eles fazem uma pequena incisão na cabeça, colocam o cimento de osso (sim, isso existe) e ele adere ao crânio, deixando a cabeça do paciente perfeitamente redonda.

Sim, é possível modificar o formato do rosto com algum procedimento estético.

Para correção das assimetrias posicionais, como a plagiocefalia ou a braquicefalia, pode ser recomendado desde fisioterapia até a colocação de órteses (os conhecidos “capacetinhos”), mas elas podem ser evitadas mudando frequentemente a posição do bebê no berço para aliviar a pressão sobre uma única área da cabeça.

Esta é a recomendação da SBP, que apoia campanha da Pastoral da Criança.

Como a morte súbita acontece com mais frequência durante o sono, existe uma recomendação internacional (e da Sociedade Brasileira de Pediatria) de colocar o bebê para dormir de costas (barriga pra cima), com a cabeça virada para o lado, de preferência inclinado (com a cabeça mais alta que o corpo).

A Plagiocefalia pode ser causada por uma síndrome relacionada a outras regiões do corpo, como coração, rins, ossos ou músculos, ou ainda à, simplesmente, malformação do crânio.

O Travesseiro é projetado para impedir a Plagiocefalia Posicional ("SÍNDROME de CABEÇA CHATA") Cerca de 20% dos bebês sob 6 meses são afetados por uma cabeça plana ou desequilibrada.

De nome complicado, a Plagiocefalia Posicional é um tipo de deformidade craniana que, quando não tratada, pode gerar complicações estéticas e até mesmo funcionais dos órgãos localizados na cabeça.

Os capacetes podem ser usados com mais segurança a partir do quarto mês de vida (quando a assimetria é severa), momento em que os bebês apresentam controle cervical suficiente para suportar o peso adicional que a órtese fornece.

A testa do lado achatado pode ser mais inchada, o olho do mesmo lado pode estar mais aberto, e a orelha pode ser mais para a frente quando comparada com o outro lado. Nos casos mais graves, a assimetria dos eixos da cabeça é superior a 20 milímetros. Uma orelha está mais perto do ombro do que a outra.

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

O tratamento da Assimetria Craniana posicional é através do reposicionamento, fisioterapia e Órtese Craniana. A indicação do tratamento depende de vários fatores como, por exemplo, a idade, severidade e evolução do caso.

Procurar o pediatra para identificar e orientar ou se necessário um neurologista infantil.

1-2 meses:
Seu filho pode virar a cabeça de um lado para o outro e levantá-la por alguns segundos quando estiver de bruços.