Como evitar que o bebê asse?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Passe em cada dobrinha sempre que trocar a criança, o que deve acontecer de oito a dez vezes por dia, nos bebês mais novos. Aliás, toda vez que for possível, procure deixar seu filho alguns minutos sem fralda. Se o bebê ainda mama no peito, é recomendável que a mãe evite alimentos muito ácidos ou condimentados.

A melhor forma de prevenir as assaduras é trocando a fralda com frequência – o ideal é que ela seja substituída de 7 a 8 vezes por dia para manter a pele seca; A cada troca, atenção à higiene: limpe bem a área com algodão e uma água de limpeza sem enxágue especialmente formulada para a pele do bebê.

Alimentos também podem causar assaduras? Se o pequeno ainda estiver mamando no peito, o ideal é que a mãe evite alimentos muito ácidos ou condimentados. Para os bebês que já ingerem comidas sólidas, evite alimentá-los com frutas muito ácidas, como abacaxi e laranja.

Uma dica super bacana também para evitar assaduras em bebês, é colocar uma colher de maisena na água do banho. Ela evita também que as dobras do bebê fiquem assadas e meladas se por acaso a mamãe não conseguir secar corretamente.

Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico. O amido pode ser utilizado também para evitar brotoejas. Basta misturar uma colher do produto em um copo de água e passar nas partes do corpo onde as crianças suam mais, como o pescoço e as dobrinhas.

Deve-se aplicar pomadas de tratamento (as que contém óxido de zinco são muito boas) ou uma combinação de pomada de tratamento + amido de milho por cima, cuja combinação parece dar bastante resultado (já que a pomada trata e o amido de milho absorve a umidade.

O que deixa o cocô ácido? O cocô ácido do bebê acontece em algumas situações como alergias alimentares, incluindo a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que costuma causar muita assadura; intolerância alimentar, como a intolerância à lactose e também o nascimento dos dentes.

Frutas, verduras e legumes são não apenas recomendadas como parte de uma dieta equilibrada, mas algumas delas podem ajudar a reduzir ou neutralizar a acidez3_8. O aumento da ingestão da fibra de frutas, verduras e legumes pode ter um efeito protetor contra a acidez3,4,8.

Como tratar as assaduras de bebê?

  1. Deixe o bebê mais tempo sem fraldas. O tempo que ele passa sem fraldas é o tempo que auxilia na recuperação da área afetada e que permite a ventilação das áreas atingidas.
  2. Use um creme protetor de pele. ...
  3. Faça infusão de camomila no banho.

Apesar de muito comum, a utilização de talco e amido de milho para retirar a umidade da região afetada pelas assaduras não é recomendada. Isso porque essas substâncias podem agravar a irritação da pele do bebê.

As pomadas Dermodex e Hipoglós são referência no tratamento e na prevenção das assaduras.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Se o bebê ainda mama no peito, é recomendável que a mãe evite alimentos muito ácidos ou condimentados. O mesmo vale para bebês que já ingerem sólidos. Frutas ácidas, como abacaxi, morango, laranja e pera, podem favorecer as assaduras.