Como evitar que a picanha fique dura?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

- Ao cortar a carne, é importante cortá-la transversalmente às fibras para evitar que fique dura após assar. - Se for servir a picanha inteira, o fatiamento pode ser feito paralelo às fibras, desde que as fatias sejam finas.

Espessura: para que sua carne não fique seca, atente-se à espessura do corte escolhido. Claro, vai depender da carne que escolher, mas no geral, o indicado é que se desejar uma carne mais mal passada, opte por 3 dedos, ao ponto, 2 dedos, e bem passada, 1 dedo.

Como amaciar carnes para churrasco?

  1. Dica Valiosa! Marinar a carne é sempre uma maneira eficaz de amaciá-la.
  2. Azeite e vinagre. Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. ...
  3. Bicarbonato de sódio. Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. ...
  4. Cerveja.

A dica do descanso serve para carnes assadas, para o churrasco e até mesmo para o bife que você prepara no dia a dia. E o tempo varia de acordo com o tamanho e a altura do file: se for bem grosso, um descanso de 10 minutos é ideal, mas no caso de um bife fininho, 4 minutos já são suficientes.

Textura e espessura da peça
Observe também a espessura geral da peça: uma picanha boa tem uma altura considerável na parte mais grossa, algo por volta 3 dedos. Antes de comprar, sinta a maciez com os dedos: picanha boa tem que ser macia!

Se por uma lado selar carnes não cria uma “casca” que impede a perda de líquidos , por outro confere sabor e cor ao prato (através de uma reação conhecida como Reação de Maillard) .

O tempo de braseiro de uma peça inteira de picanha é de 40 minutos em uma distância de 40 cm da brasa (peça grossa). Os bifes no tamanho de 3 cm de espessura devem ficar cerca de 16 minutos (8 de cada lado) a uma distância de 20 cm. Neste tempo, a carne deverá ficar ao ponto para mal passada.

O recomendado é usar uma medida de dois dedos, começando pela parte menor da peça até que alcance o maior pedaço. O tempo de preparo é de 8 minutos para cada lado (aproximadamente) e na distância de cerca de 20 cm entre grelha e brasa. Qual teu preparo favorito?

Exagerar no uso de sal e outros temperos
O excesso de sal pode tirar a água da peça de carne, deixando-a seca e menos suculenta, por isso é sempre melhor deixar para temperar depois, caso ache que errou no ponto de sal do alimento. Não use outros temperos na carne que vai para a grelha, como pimenta ou ervas.

Nada de temperatura altas par agilizar o processo, as carnes precisam de assar de maneira lenta para garantir a suculência. Também é interessante manter a carne com a própria gordura, mas apenas o suficiente para que ela derreta e umedeça a peça.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Como deixar a carne mais macia para churrasco?

  1. Cortar no sentido contrário ao das fibras;
  2. Fazer cortes superficiais sobre a carne;
  3. Selar a carne;
  4. Utilizar o martelinho de carne;
  5. Utilizar um amaciador de carne.

Nas carnes bem cozidas ocorre uma maior rigidez por um fenômeno denominado "endurecimento protéico", que é devido à coagulação das proteínas, principalmente as miofibrilares, já que com o calor, o colágeno transforma-se em gelatina, favorecendo a maciez da carne.

“O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor.

A peça é a transição da picanha para o coxão duro, ou seja, é uma mistura dos dois tipos. A parte da picanha começa quando as três últimas veias da região traseira do boi são identificadas. O coxão duro é o músculo da perna do boi e, como o nome sugere, é mais rígido por causa das fibras ali presentes.

Outra dica de ouro é selar a picanha, processo que garante sua suculência. Para isso, coloque a carne a 15 cm da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima. A gordura da picanha é importante para a hora de assar, pois é capaz de amaciar a carne na medida certa e dar aquele sabor característico do corte.