Como evitar que a barriga fica Flacida depois da gravidez?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Saiba como eliminar a flacidez depois da gravidez

  1. Pratique exercícios físicos. ...
  2. Procure um nutricionista para iniciar uma dieta. ...
  3. Faça sessões de drenagem linfática. ...
  4. Utilize uma cinta após o parto. ...
  5. Mantenha o hábito de usar creme hidratante. ...
  6. Beba mais água. ...
  7. Complemente sua dieta com colágeno. ...
  8. Recorra à cirurgia plástica.

Flacidez pós-parto é uma das principais mudanças corporais entre gestantes e mulheres que deram à luz há pouco tempo. Se trata de uma fraqueza na musculatura abdominal e pélvica, que pode começar ainda na gestação. É como se a pele dessas regiões ficasse esticada, sem rigidez, como se estivesse caindo.

07 jul Flacidez Abdominal Pós-Parto
Durante a gravidez a musculatura da barriga se estica com o propósito de fornecer ao bebê o espaço necessário para seu crescimento, e quando ele enfim nasce a barriga realmente fica com um aspecto mole, já que esse vai e vem faz com que os músculos se enfraqueçam.

AS: “após mais ou menos 6 semanas, a barriga costuma voltar ao normal”. Entretanto, vale lembrar que esse tempo varia para cada mulher! Além disso, algumas alterações podem persistir como a flacidez da pele, a gordura localizada, a diástase do músculo reto abdominal e as estrias. 4.

Puerpério é o período que se inicia logo após o parto. Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

A cinta pós-parto é recomendada para proporcionar mais conforto e segurança para a mulher se movimentar nas atividades do dia a dia, principalmente depois de uma cesárea, além de reduzir o inchaço e conferir uma melhor postura ao corpo.

O que fazer para a ajudar a barriga pós-parto a retomar a sua forma?

  1. Amamentar. Amamentar é meio caminho andado para a recuperação da sua barriga. ...
  2. Exercício físico. ...
  3. Exercícios de Kegel. ...
  4. Boa postura! ...
  5. Prevenir as estrias da barriga e outras zonas do corpo.

Após o parto normal é comum que mulher sinta que a vagina está mais larga que o normal, além de sentir um peso na região íntima. No entanto, a musculatura do assoalho pélvico volta ao normal após o parto, de forma que a vagina permanece com o mesmo tamanho de antes e durante a gestação, não havendo "alargamento".

ENTENDA POR QUE VOCÊ TEM FLACIDEZ NA BARRIGA
Vários são os fatores que podem levar à flacidez na região abdominal: não se alimentar bem, variar muito de peso, o famoso efeito sanfona. Esses são motivos que levam ao problema. Além disto, o fator idade deve ser levado em consideração.

Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo. Imediatamente após o parto, o útero diminui consideravelmente, uma vez que ocorre a saída do bebê, da placenta e do líquido amniótico. Tudo é rapidamente ocupado por alças intestinais.

Em geral, segundo os médicos, a barriga tende a ser dura na gestação. Essa é a textura que vai permanecer durante toda a gravidez. Algumas vezes, o ventre pode parecer mole, mais do o que considera normal, mas pode depender da posição.

Loção Hidratante Hidramamy – Mantecorp®
O Hidramamy é um hidratante que pode ser utilizado desde durante a gestação para prevenir o aparecimento das estrias e dar mais elasticidade à pele. No pós-parto, ele continua estimulando a produção das fibras para manter o tecido firme e com a textura suave.

A mãe do corpo cresce durante a gestação, acompanhando o crescimento do feto e, após o parto, leva 40 dias para “sarar” e voltar ao seu tamanho e lugar originais.

Outras atividades físicas para a diástase abdominal

  • Pilates: O pilates é uma ótima maneira de fortalecer a musculatura das partes inferiores e centrais do corpo.
  • Caminhada: A caminhada traz diversos benefícios para a nossa saúde, especialmente para mulheres grávidas que levam um estilo de vida sedentário.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

É possível desconfiar de que está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo.

O ritual para acalmar a mãe do corpo é indispensável após o parto. Esse se trata de colocar a placenta em cima do ventre da mulher que acabou de dar a luz, óleo de andiroba para massagear o baixo ventre.

Mulheres que já têm predisposição à retenção de líquido são mais suscetíveis ao inchaço pós-parto. Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.