Como evitar o suco gástrico?

Perguntado por: rmarques6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Coma pequenas porções de alimentos e distribua as refeições ao longo do dia; Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

Reduzir a acidez do suco gástrico (evitando cafeína, pimenta, vinagre e alho, alimentos em conserva, como picles e pepino, refrigerantes e frituras) também é uma forma de minimizar os refluxos. Procure uma Unidade de Saúde assim que surgirem os primeiros sintomas, que podem ser um alerta de outras doenças.

A doença do refluxo gastroesofágico, que pode ser abreviada pela sigla DRGE, acontece quando o conteúdo do estômago, incluindo alimentos ingeridos e suco gástrico, retornam até a altura do esôfago, no fundo da garganta, causando lesões no tecido da mucosa, além da sensação de azia e queimação.

1 – Coma maçã: a maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Antiácidos. Antiácidos são substâncias químicas que neutralizam o ácido gástrico que já foi secretado elevando, assim, o nível de pH no estômago (tornando-o menos ácido). Antiácidos podem ser usados isoladamente para sintomas leves causados pelo ácido gástrico.

Consumir maçãs vermelhas, sempre sem casca, ajuda a aliviar a azia. Isso acontece porque a fruta é rica em fibras, o que ajuda a empurrar o ácido do esôfago, e por possuir propriedades cicatrizantes, o que diminui a queimação.

A mucosa é a membrana que reveste a parede interna do estômago e produz um muco alcalino que impede que as enzimas da digestão e o ácido clorídrico, que formam o suco gástrico, afetem o órgão.

O tratamento do refluxo gastroesofágico
O refluxo não pode ser curado integralmente.

Frango, atum, salmão e carnes magras são as melhores escolhas para compor as proteínas da dieta para combater o refluxo.

Opções de remédio para refluxo

  • Antiácidos. Neutralizam a acidez do estômago e aliviam a sensação de queimação, azia e dor. ...
  • Bloqueadores de histamina (H2) A histamina é a substância que induz a liberação de ácido gástrico. ...
  • Inibidores da bomba de prótons (IBP) ...
  • Antiespasmódicos.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Ao deitar, fazemos pressão dentro do abdômen e estômago, o que faz aumentar as chances do suco gástrico voltar para o esôfago. Durante a espera, busque realizar atividades relaxantes. Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo.

O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Gengibre. O gengibre é um dos melhores auxiliares digestivos por causa de suas propriedades medicinais. É de natureza alcalina e antiinflamatória, o que alivia a irritação do trato digestivo. Experimente beber um chá de gengibre quando sentir azia.

Alguns exames de endoscopia e medição de PH do estômago podem ser indicados pelo médico. Através deles também é possível detectar a causa da hipocloridria e indicar o tratamento mais adequado.

As dicas para tratar a saliva ácida

  1. Aumentar a ingestão de água;
  2. Escovar os dentes após as refeições;
  3. Usar fio dental;
  4. Evitar alimentos ácidos e pobres em nutrientes, como refrigerantes;
  5. Mascar chiclete sem açúcar.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Em grosso modo, alimentos e bebidas como café, chá, álcool, bebidas gaseificadas, citrinos, tomate, chocolate, menta, cebola, picantes, alimentos gordurosos, ácidos e condimentados favorecem a ocorrência de episódios de pirose.