Como evitar o lixo nas ruas?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos
  1. 1 – Assuma uma atitude de consumo consciente. ...
  2. 2 – Opte por produtos a granel. ...
  3. 3 – Evite embalagens de plástico e isopor. ...
  4. 4 – Leve suas próprias sacolas ao mercado. ...
  5. 5 – Reaproveite as embalagens para armazenamento. ...
  6. 6 – Aproveite os alimentos completamente. ...
  7. 7 – Separe o lixo seco para a coleta seletiva de reciclagem.

O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, construído em áreas adequadas, com profissionais qualificados e estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração dos resíduos, no entanto, esse método é muito caro, sendo inviável em muitos casos.

COMO REDUZIR O LIXO ELETRÔNICO?

  1. Reduzir. O consumo de aparelhos cresce e são trocados com mais rapidez. ...
  2. Reutilizar. Os especialistas em reciclagem eletrônica recomendam que amigos ou familiares herdem os aparelhos que ainda funcionam ou que sejam vendidos em mercados de segunda mão. ...
  3. Reciclar.

Amarrar bem os sacos plásticos, varrer a própria calçada, descartar lixo apenas no dia da coleta, repensar hábitos de consumo, não jogar lixo em bueiros e terrenos baldios, não queimar lixo, são exemplos de atitudes que contribuem com um ambiente limpo, organizado e saudável.

É importante que a população não descarte lixo, entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, evitando, assim, a proliferação de inúmeras doenças atraídas pelo descarte incorreto dos resíduos.

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

Atualmente, costuma-se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos quatro Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Reduzir e reutilizar são soluções que acontecem quase paralelamente.

Quando separamos o lixo, evitamos que parte do nosso resíduo seja destinada aos aterros e garantimos a reciclagem e a reutilização, preservando a extração de novos recursos naturais.

3 dicas de como separar o lixo na escola e conscientizar os...

  1. Criar campanhas de conscientização. Uma campanha de conscientização tem como objetivo levar os indivíduos a repensarem suas atitudes. ...
  2. Distribuir lixeiras de coleta seletiva pela escola. ...
  3. Desenvolver ações de reciclagem.

As práticas sustentáveis no tratamento do lixo estão associadas á diminuição da poluição, reciclagem, compostagem, incineração e eliminação do desperdício. Nos últimos anos muito se tem falado sobre práticas sustentáveis no tratamento do lixo.

Como reciclar lixo orgânico criando sua própria composteira

  1. Separe todos os resíduos orgânicos. Podem ser cascas de ovo, iogurte, cascas de frutas e sementes. ...
  2. Escolha os recipientes. Não é necessário comprar utensílios específicos. ...
  3. Escolha o lugar. ...
  4. Elabore sua composteira. ...
  5. Não mexa por, no mínimo, 15 dias.

Cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado.

Reduzir consiste em ações que reduzam o consumo de bens e serviços, visando à diminuição da geração de resíduos e consequente redução do desperdício.

Esta regra vale para todos os tipos de produtos (sacolas plásticas, alimentos, roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos). Além disso, devemos reduzir também o consumo de água, energia e combustíveis.

É dever do município: coletar, transportar e dar destinação ao lixo doméstico; limpar e recolher o lixo de logradouros e vias públicas.

Além disso, o setor de limpeza urbana é responsável por manter centenas de milhares de empregos em um cenário de desemprego nacional, além de garantir a continuidade da prestação de serviço que se mostram fundamental para a saúde pública, e nesse sentido falamos também da coleta de resíduos domiciliares.

Você já imaginou se não existisse o gari na sua cidade? Com certeza as ruas seriam sujas, cheias de lixo e mato. O que nem todo mundo imagina é que a profissão de gari não é apenas importante para deixar tudo limpinho.

Entenda os principais impactos ambientais causados pelo lixo

  • proliferação de animais e doenças;
  • contaminação do solo e da água pelo chorume;
  • mau cheiro causado pelo lixo em decomposição;
  • entupimento de bueiros e aumento das enchentes;
  • aumento no número de incêndios causados pelos gases gerados pelo lixo em decomposição.

O tratamento do lixo é um serviço realizado por meio de aterros sanitários ou centros de reciclagem. São soluções para o problema do descarte incorreto do lixo a reciclagem, a compostagem e a incineração.