Como evitar o gargalo?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

8 dicas para eliminar gargalos na produção

  1. Mapeie as etapas produtivas. ...
  2. Elabore um plano de ação. ...
  3. Monitore o plano de ação. ...
  4. Encontre a raiz do problema. ...
  5. Invista na equipe. ...
  6. Acompanhe os fornecedores de perto. ...
  7. Gerencie o tempo de inatividade. ...
  8. Implante um sistema de automação.

Gargalo é a etapa do processo que limita o processo a produzir mais. Ou seja, é a atividade que possui mais fila e mais tempo de espera.

Como identificar os gargalos? Para detectar gargalos de produção com maior precisão faça uma lista dos problemas que estão limitando a sua capacidade produtiva. O ideal é envolver as equipes de cada etapa para que elas ajudem a mapear os erros.

“Gargalo é uma restrição de capacidade que cria uma fila.” Ou seja, é uma etapa do processo que limita a entrega final. Um gargalo em um processo pode ser causado pelos seguintes fatores: pessoas, sistemas, infraestrutura e fatores organizacionais, e essa restrição pode ser interna ou externa.

Ações tomadas foram redução de tempo entre mudança de turnos, fazer um controle de qualidade antes das peças chegarem ao gargalo para não perder tempo com peças avariadas. Conscientizar a todas as pessoas da fábrica o que é um gargalo, a importância de não deixar a máquina parada e qual era o gargalo da fábrica.

Gargalos de produção é um ponto que torna o fluxo produtivo mais lento. Pode ser uma máquina, áreas sobrecarregadas ou qualquer recurso que esteja “travando” a produção. Justamente por estar relacionado à agilidade da produção, interfere na capacidade do negócio, entregando resultados aquém do esperado.

Para determinar se sua CPU está causando um gargalo, você pode monitorar o uso da CPU durante as tarefas ou jogos em que o desempenho está sendo afetado: a) Use o Gerenciador de Tarefas do Windows (Ctrl + Shift + Esc) e vá para a guia "Desempenho" para ver o uso da CPU em tempo real.

Optando por contratar uma transportadora, você não apenas resolve os gargalos da logística. Você também reduz seus custos de transporte e estoque e libera sua equipe para outras atividades. A Diálogo Logística é uma transportadora preparada para atender às suas necessidades.

Veja, a seguir, algumas recomendações para isso:

  1. Saiba como funciona a empresa. ...
  2. Identificar os problemas de produção. ...
  3. Investir no capital humano. ...
  4. Manter em dia o fluxograma do processo. ...
  5. Aplicar ações corretivas rapidamente. ...
  6. Manter o controle do estoque. ...
  7. Reavaliar as ações corretivas.

Um gargalo pode ser definido como qualquer obstáculo que possa influenciar o andamento e o resultado dos processos em uma empresa. Ele pode surgir em qualquer etapa, resultando na queda do desempenho.

2 garganta, goela, pescoço. Obstáculo: 3 dificuldade, empecilho, estorvo, impedimento, obstáculo.

Significado de Gargalo
[Figurado] Estreitamento impede o pleno funcionamento, o fluxo ou o desenvolvimento normal de alguma coisa: os gargalos na produção limitam a capacidade final de produção.

Um gargalo de produção é o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria ou responsável pela etapa mais lenta no processo produtivo. Com isso, a produção da indústria é limitada à capacidade ou velocidade do gargalo.

Os gargalos de produção retratam a etapa mais lenta do processo produtivo de uma empresa. Dessa forma, está diretamente ligado à velocidade da produção e à capacidade produtiva da empresa em análise. Em um processo produtivo, é normal que existam etapas com tempos de duração distintos.

Os gargalos logísticos caracterizam-se, normalmente, por situações capazes de atrasar o fluxo de transporte de cargas e produtos, comprometendo negativamente a rotina da empresa e levando a resultados ineficientes.

O termo gargalo é comumente usado para falar de uma peça que está limitando a performance de outra peça e, a verdade, é que esse não é um problema.

O site thebottlenecker.com promete mostrar ao usuário qual a porcentagem de gargalo de seu PC. A plataforma online apenas precisa da lista dos componentes usados no computador como CPU, GPU e memória para calcular se a configuração tem alguma limitação de desempenho.

Realizar um inventário é fundamental para evitar as perdas de estoque. O ideal é fazer um no modelo rotativo, feito com mais frequência e que tem como foco identificar os produtos com datas de vencimento próximas e a falta de itens que estão registrados no sistema, entre outros.