Como evitar o desgaste da cartilagem do joelho?

Perguntado por: rcorte7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Por isso, com o objetivo de evitar o desgaste cartilaginoso, recomenda-se:

  1. Fazer alongamentos diários;
  2. Desenvolver um plano de atividades periódicas;
  3. Passar por avaliação médica pré-esportiva;
  4. Contar com um treinador especializado.

Condroitina. A condroitina também está presente na cartilagem, contribuindo para a hidratação, flexibilidade, elasticidade e proteção do tecido conjuntivo. É indicada para aliviar dores articulares, contribuir para a reconstrução da cartilagem e do líquido sinovial, assim como retardar a degeneração dos tecidos.

Evite os exercícios com agachamento, agachamento e pesos. Mesa flexora-extensora e Leg-Press deve ter orientação de um profissional ( educador físico ou fisioterapeuta ) e dependerá do grau de artrose e de sua localização dentro da articulação.

A vitamina C facilita a produção de uma substância que está presente na composição das cartilagens, que protegem as articulações, além dos ossos e tendões.

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido.

Como o sobrepeso é um grande vilão para as cartilagens dos membros inferiores (especialmente dos joelhos), atividades aeróbicas de baixo impacto, como caminhadas, ciclismo e natação, ao contribuírem com a redução do peso corporal, combatem indiretamente o desgaste articular”, explica o ortopedista Vinícius Magno.

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.
...
Os alimentos que contêm um alto nível de lisina são:

  • Os legumes;
  • O bacalhau;
  • A cerveja;
  • Os ovos;
  • Os frutos secos;
  • A gelatina.

Use cápsulas de ácido hialurônico.
Tal ácido dá ao fluido das articulações as propriedades de lubrificação e de absorção de impactos. A injeção diretamente na articulação é um tratamento comum para artrite, mas você também pode tomar um cápsula oralmente, o que é menos invasivo.

Sinto dor no joelho, posso fazer caminhada? O desgaste do joelho pode provocar dores ao caminhar. A dor quem sente é o paciente, portanto, se você não sente dor ao caminhar, mas sente dor ao correr, não interrompa sua atividade física.

Pessoas que apresentam problemas no joelho podem ter uma maior estabilização dessa articulação com o uso de joelheiras ortopédicas. Esse equipamento ajuda a proteger essa parte do corpo e evitar lesões, bem como favorecer a recuperação quando a pessoa já passou por algum problema.

O agachamento é amplamente recomendado como parte do tratamento da osteoartrite que acomete, principalmente, o joelho, pois trabalha os músculos próximos dessa região. Os pacientes que sofrem com a doença – e que a percebem atuar especialmente nos joelhos – costumam sentir dor significativa por conta do desgaste local.

Qual é o melhor colágeno para tomar? O mais estudado é o colágeno hidrolisado, que é composto por 90% de proteína, 2% de sais minerais e 8% de água. “Além disso, seus principais aminoácidos são prolina e lisina, que ajudam na síntese do colágeno endógeno.

O colágeno para cartilagem do joelho, chamado UC-II ou colágeno tipo 2, é uma proteína muito importante, que age diretamente no sistema imunológico, auxiliando na manutenção das articulações do joelho. O UC-II também age combatendo processos inflamatórios nas regiões com articulações.

Os principais medicamentos que podem ser indicados para tratamentos nos ossos e cartilagens são:

  • Risedronato Sódico;
  • Ácido mefenâmico;
  • Osteotrat;
  • Fixenato;
  • Alendronato de Sódio;
  • Fixare Pro ;
  • Ibandronato de Sódio;

Opções naturais

  1. Colocar gelo. Aplicar gelo no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. ...
  2. Fazer uma massagem. ...
  3. Usar uma joelheira. ...
  4. Drenagem postural. ...
  5. Fazer exercícios.

Remédios naturais podem ajudar a combater e aliviar dor nas articulações, se o problema não for muito grave

  • 1.1. Cúrcuma.
  • 1.2. Arnica.
  • 1.3. Óleos essenciais de menta, eucalipto e melaleuca.
  • 1.4. Gengibre.
  • 1.5. Argilas amarela e verde.
  • 1.6. Linhaça.

Trabalhar essa articulação é fundamental para as atividades básicas do dia a dia e manter a qualidade de vida. Ter um joelho saudável e pronto para enfrentar repetidamente os movimentos do dia a dia – como sentar, levantar, caminhar e dirigir – é fundamental para uma vida com qualidade e bem-estar.

Como a cartilagem não possui vasos sanguíneos, fica difícil a sua regeneração. O que, na verdade, acontece é a substituição do tecido cartilaginoso, por outro, denominado tecido cicatricial fibrocartilaginoso, que pode exercer a mesma função de maneira satisfatória.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

A artrose do joelho não tem cura, uma vez que o desgaste da cartilagem não é reversível. Porém, isso não significa que os sintomas não possam ser tratados e controlados: com o tratamento adequado, é possível grande melhora clínica. Da mesma forma, a progressão da artrose pode ser controlada com o tratamento.

Dependendo do grau do desgaste, alguns casos podem responder bem ao tratamento conservador sem a necessidade de cirurgia e inclui o uso de Aines (anti-inflamatório não esteroides), fisioterapia, injeções com anti-inflamatório e viscossuplementação.