Como evitar o Bisfenol A?

Perguntado por: nmoreira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

1 – Use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para os bebês. 2 – Jamais esquente no microondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido. 3 – Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico.

O bisfenol A, também conhecido pela sigla BPA, é um composto muito utilizado para fazer plásticos de policarbonato e resinas epóxi, estando comumente presente em recipientes para armazenar comida, como tupperwares, garrafas de plástico ou latas de conserva.

O Bisfenol-A (BPA) é um monômero de plástico policarbonato, composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes. Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis.

Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.

“O BPA é uma molécula muito instável e pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura ou danos à embalagem”, explica Cristiane Kochi, médica endocrinologista-pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Garrafas de plástico, quando aquecidas com água fervente, liberam químicos tóxicos bisfenol A (BPA), a uma taxa 55 vezes superior do que quando preenchidas com água temperatura em ambiente.

500 anos

Como vimos, o material demora de 450 a 500 anos para se decompor. A reciclagem deste produto é considerada a mais complexa dentre os materiais.

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

Procure produtos com a indicação “BPA-Free” ou “livre de BPA”.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, é um termoplástico que suporta ser aquecido, derretido e, ainda assim, mantêm suas características. O PET é um dos polímeros mais resistentes, tanto com relação ao impacto físico, quanto ao impacto químico das substâncias por ele reservadas.

O BPA pode ter efeitos nocivos sobre o sistema endócrino de seres humanos e animais, uma vez que este possui uma atividade estrogênica que pode interferir de forma negativa no sistema endócrino e aumentar a possibilidade de câncer nos testículos e nas mamas (KAZEMI et al., 2016).

Mas as garrafas de plástico flexíveis conhecidas como PET não utilizam BPA.

BPA é uma das substâncias presentes no plástico
Ele é bastante utilizado em garrafas retornáveis ou recipientes reutilizáveis, como potes plásticos, copos e mamadeiras. São resistentes a temperatura e a impactos, além de serem transparentes. Por isso, há um grande interesse da indústria no uso dessa substância.

A temperatura ótima de remoção do BPA pela enzima de P. ostreatus foi de 40°C: após 1 hora de incubação, 94,42% do BPA foi degradado. Até 65°C a remoção de BPA foi satisfatória, com 79% de degradação. Porém em temperaturas maiores, devido à provável desnaturação parcial da enzima, a degradação de BPA foi diminuída.

Vimos que pode colocar no microondas cerâmica, porcelana, vidro e outros materiais. Mas também descobrimos que tecido, papel, plásticos e metais não podem ser usados no microondas. Tenha atenção com estes materiais para não prejudicar sua alimentação nem causar um acidente no seu forno.

Os copos de isopor não precisam ser lavados, diferentemente de xícaras e canecas usadas para tomar café, podendo ser facilmente descartados sem problema algum, e em comparação aos copos de plástico, não são tão caros, pois o isopor é um material com um preço razoavelmente baixo.

Estudo de julho de 2021 com 17 mil pessoas aponta que consumo de seis xícaras foi associado ao aumento de risco de demência e derrame. Segundo especialistas, o ideal é consumir até 4 xícaras de café coado no dia.