Como evitar larvas na despensa?

Perguntado por: acavalcanti9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

O ideal é utilizar um pano levemente umedecido com vinagre e passar uma flanela seca ou papel toalha em seguida. Evite que os produtos fiquem em armários totalmente fechados, abra as portas dos móveis pelo menos duas vezes por semana. Todas as embalagens já abertas devem ser colocadas em potes hermeticamente fechados.

Espalhe folhas de louro nos cantos da despensa ou armário.
Você também pode grudá-las com uma fita nas paredes ou debaixo das prateleiras. Outra opção é colocá-las diretamente dentro dos potes de arroz, farinha e outros alimentos secos.

Limpe com água, vinagre branco e detergente
Em vez de recorrer à água sanitária (que polui o meio ambiente) para desinfetar o armário da cozinha, você pode usar vinagre branco. Esse produto funciona como grande aliado da limpeza e também é ótimo para eliminar insetos, como a mariposa-da-farinha.

Coloque o alimento em um saco plástico que vá ao freezer e deixe no congelador por 4 a 7 dias. Isso matará os carunchos e seus ovos. O congelamento mata os carunchos, mas é você quem deve retirar os corpos deles da comida. Use uma peneira para separar a farinha dos bichinhos.

Distribua folhas de louro ou cravos em potes dentro do armário, pois o cheiro forte afasta os insetos. Pronto, já pode guardar os grãos de volta nas prateleiras. Repita essa limpeza uma vez por semana.

Calma, essas medidas vão te ajudar a resolver o problema:

  1. Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha.
  2. Ventilação é indispensável.
  3. Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente.
  4. Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos.
  5. Use repelentes naturais.
  6. Utilize um desumidificador de ar.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

- Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético! Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras. -Limpe os potes e a despensa com vinagre branco, água quente e detergente!

Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos. Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora. Colocar os alimentos, como o arroz, no congelador por 24 horas é o suficiente para acabar com o ciclo de vida dos carunchos.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.

A boa notícia é que traças e carunchos não transmitem doenças ao ser humano - ao contrário, por exemplo, das baratas e moscas.

As larvas se alimentam de tecidos foliares moles, o que leva à esqueletização. As folhas e bagas podem ficar cobertas de teia. Os danos causados aos frutos podem atrair patógenos oportunistas.

Hortelã: Essa talvez seja a planta mais conhecida para a finalidade de espantar pragas. Sua propriedade aromática repele formigas, mariposas e borboletas, como a borboleta-da-couve, moscas, mosquitos e até mesmo ratos.

Recipientes herméticos
Apesar de ser mais prático guardar os alimentos em sua própria embalagem, o ideal é que você tenha, em casa, potes herméticos dedicados ao arroz, ao feijão, ao macarrão e, até, à farinha. Assim, evita-se o aparecimento dos carunchos, que não conseguem perfurar os recipientes.