Como evitar incêndios elétricos?

Perguntado por: epimenta7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Como evitar incêndios em instalações elétricas

  1. Coloque os quipamentos nas tomadas adequadas. ...
  2. Não deixe os aparelhos que emitam calor ligados por muito tempo. ...
  3. Evite mexer com eletricidade se você não é profissional. ...
  4. Mantenha sempre os cabos condutores de eletricidade longe de ambientes úmidos.

Agentes extintores
Também não utilize água sobre um incêndio elétrico. A água conduz eletricidade e pode causar um choque fatal. O ideal nesses casos é secar as mãos e desligar o disjuntor. Outro agente extintor é o bicarbonato de sódio.

Extintor Classe C: equipamentos elétricos energizados
Para combater esse tipo de incêndio, os extintores de pó químico seco à base de potássio ou bicarbonato de sódio (BC) , o fosfato monoamônico (ABC) e os extintores de gás carbônico (CO2) são as alternativas corretas.

A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar o fogo: a) Resfriamento: Quando se retira o calor; b) Abafamento: Quando se retira o comburente; c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).

6 principais regras da NR 23

  • Identificação e classificação dos riscos de incêndio;
  • Sistemas de detecção e alarme;
  • Extintores e equipamentos de combate a incêndios;
  • Rotas de evacuação;
  • Treinamento de pessoas;
  • Plano de emergência.

O caso de disjuntores desarmarem com frequência ou os fusíveis queimando é um sinal de que a instalação está sobrecarregada. Casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica também devem ser observados com atenção. Novamente, o mais recomendado é procurar um eletricista para fazer uma avaliação.

Um curto-circuito ocorre quando os potenciais elétricos entre os pontos de entrada e saída da corrente elétrica são os mesmos. Devido ao efeito Joule, caracterizado por haver um aumento da temperatura do condutor quando é percorrido por corrente elétrica, o fio superaquece.

Mediante qualquer um destes sinais, recomenda-se que o usuário desligue o aparelho imediatamente e leve a um técnico de confiança para manutenção.

Quais são as Classes de Incêndio dos Extintores

  • Classe A – Aparas de papel e madeira.
  • Classe B – Líquidos inflamáveis.
  • Classe C – Equipamentos elétricos.
  • Classe D – Metais combustíveis.
  • Classe K – Óleos e gorduras.

Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes métodos de extinção: extinção por retirada do material, por abafamento, por resfriamento e extinção química. Este método consiste na diminuição ou impedimento do contato de oxigênio com o combustível.

O pó ABC é um agente extintor capaz de extinguir qualquer tipo de incêndio, sendo mais eficaz e seguro do que outros tipos de extintores,como por exemplo o pó BC. Este pó tem como componente químico principal o fosfato monoamônico, composto químico inorgânico usado na produção de fertilizantes agrícolas.

Os equipamentos de combate a incêndio mais comuns são os hidrantes, chuveiros automáticos sprinklers, as bombas hidráulicas, extintores de incêndio, alarmes, mangueiras, Iluminação de emergência, porta corta-fogo, sinalização e outros menos populares, como o abrigo contra incêndio.

- verificar as áreas em que é permitido ou não fumar; - estocar líquidos inflamáveis em local seguro (longe de fontes de calor); - evitar sobrecarga de tomadas/equipamentos; - manter as áreas de extintores livres de materiais.

Afinal, quais são as principais causas de incêndio?

  • Sistemas de eletricidade com defeito, sobrecarga de energia, curto-circuito, gatos na fiação, entre outros;
  • Objetos que produzem chamas, brasa ou faísca, como cigarro, vela, palito de fósforo, fogos de artifício, etc;
  • Vazamento de gases ou líquidos inflamáveis.