Como evitar hipoplasia?

Perguntado por: lparaiso7 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Para ficar longe de problemas com a hipoplasia dentária, Beatriz garante: "A melhor prevenção é adotar uma alimentação saudável e visitar o seu dentista periodicamente". Consultar esse profissional com frequência é muito importante para evitar qualquer doença bucal.

A hipoplasia de esmalte local ocorre quando a disseminação de uma infecção periapical ou de um traumatismo em um dente decíduo perturbarem a atividade formadora dos ameloblastos do permanente substituto13.

A hipoplasia é uma doença dos dentes que faz com que eles tenham menos esmalte do que o normal. Essa alteração ocorre durante o desenvolvimento do dente e, mais especificamente, no processo de formação do esmalte. Isso pode produzir manchas e sulcos brancos ou marrons nos dentes.

É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.

O esmalte dos dentes, a substância mais dura do corpo que reveste a parte externa dos dentes, não pode se regenera quando danificado.

A hipoplasia é a diminuição da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.). A diminuição de um tecido em um determinado órgão ou parte do corpo, afeta o local tornando-se menor e mais leve que o normal, mas os padrões básicos de sua arquitetura continuam os mesmos.

A hipoplasia consiste na diminuição da população celular de um tecido ou de um órgão. Existem diversas formas de hipoplasia, dentre elas, durante a embriogênese, quando pode ocorrer um defeito na formação de algum órgão ou de parte dele (hipoplasia pulmonar, hipoplasia renal etc.).

O clareamento dentário está indicado para casos menos severos de hipoplasia, uma vez que o resultado clínico depende do grau de envolvimento do esmalte e da dentina10.

Sendo assim, a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, enquanto a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.

A deficiência de vitamina D durante os períodos de desenvolvimento dos dentes pode resultar em defeitos de desenvolvimento6, incluindo hipoplasia do esmalte, um fator de risco para o desenvolvimento de cárie precoce na infância.

Hipoplasia ocorre na fase formativa, e é identificada como fossas, sulcos ou áreas com ausência total/parcial de esmalte. A hipomineralização ocorre na fase de maturação e causa alteração na translucidez, com áreas de coloração do branco ao amarelo-acastanhado.

A síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (ou Síndrome do coração esquerdo hipoplásico – SHCE) é uma malformação cardíaca rara e grave, constituindo um conjunto de anomalias cardíacas congênitas, que consiste em hipoplasia significativa ou ausência do ventrículo esquerdo e hipoplasia da aorta ascendente.

A hipoplasia cerebelar em felinos tem sido descrita com frequência como consequência da infecção pelo vírus da panleucopenia felina (JUBB et al., 1992; POLLOCK, 1984).

Hipoplasia da Artéria Carótida Interna (ACI) é uma anomalia congênita, na qual ocorre o estreitamento do calibre arterial, sendo observado 1 a 2 cm acima da bifurcação carotídea.

A hipoplasia é a forma mais comum de alteração congênita do nervo óptico. Pode ser uni ou bilateral e ocorrer isoladamente ou combinada a alterações funcionais e anatômicas do sistema nervoso central.