Como evitar folhas amareladas nas plantas?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Apare as partes ruins
Galhos e folhas secos dificilmente voltarão à vida. Por isso, o recomendado é cortá-los para que novas ramificações possam surgir no lugar.

Regas em Excesso
Outro grande vilão, que assim como o solo compactado irá provocar pontas queimadas. Quando regamos demais, ou o substrato não drena perfeitamente, a água empoçada no vaso não permite a aeração das raízes. Essa aeração é fundamental e na falta dela, as raízes apodrecem.

Com menos luz solar, a primeira alteração dessas plantas é parar de produzir clorofila – pigmento verde importante no processo de fotossíntese. Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. É como se fosse uma hibernação.

Para melhorar a relação da clorofila a e b na planta, lança mão da utilização de adubação a base fósforo, pois o fósforo é um nutriente essencial no metabolismo das plantas, desempenhando papel importante na transferência de energia da célula, na respiração e na fotossíntese.

O esterco de gado é menos rico em nitrogênio que outros, mas é ótimo para ser utilizado em jardins e hortas. Já o esterco de cavalo é rico em nitrogênio, porém, além de descansar por um tempo maior no saco, ele deve ser misturado com terra antes de ser aplicado nas plantas.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho). Há ainda o adubo do tipo Osmocote, que deve ser colocado superficialmente, assim, fica visível durante as regas: molhe por cima e ele soltará o nutriente aos poucos.

Algumas manchas que possuem aparência de queima nas folhas podem também ser indícios de fungos seja espalhado nas folhas, ou somente na ponta da folha. Nestes casos, recomendamos utilizar FORTH Fungicida, aplicando a cada 7 dias para efetuar o controle da proliferação.

Se as suas plantas estão queimadas pelo sol e desidratadas, o melhor remédio é colocá-las num lugar em que não estejam em contacto com o sol e regá-las diariamente até ficarem hidratadas.

Pode ser que as folhas da samambaia fiquem amareladas por falta de luz, e por consequência pela falta de fotossíntese. Para resolver esse problema, é só colocar a planta em ambientes mais iluminados. Outro fator que pode levar ao amarelamento das folhas é a deficiência nutricional.

Use água para deixar as folhagens verdes
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

Antes de tudo, elimine a causa do problema que provocou as queimaduras. Depois, se você quiser dar um melhor aspecto para suas plantas, corte fora as pontas queimadas, num ponto dentro da área da queimadura, de forma que o corte não atinja as partes ainda vivas da planta.

As plantas que têm água demais não conseguem levá-la às extremidades superiores, de modo que as folhas mais altas se desidratam muito facilmente quando ficam expostas à luz solar. Portanto, preserve o vegetal colocando-o na sombra. Deixe-o no sol novamente quando ele se recuperar.

Entretanto, o amarelar das folhas constitui o símbolo do outono.

Existem vários fatores que podem resultar em uma planta com partes ou toda a folha seca. Os mais corriqueiros são: ar seco, excesso de regas, doenças fúngicas, adubação errada, falta de sol e vaso apertado.

“A queda das folhas no outono é uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, reduzindo ao máximo o seu gasto de energia”, explica Rosa Pinho. “Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila.

Examine entre 4 a 5 centímetros de profundidade. Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos.

A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.

O húmus de minhoca é um dos mais famosos e considerado por muitos o melhor adubo! No entanto, não é necessário ter esses simpáticos animaizinhos em seu jardim para aproveitar os seus benefícios. Hoje, é possível encontrar húmus de minhoca já preparado, pronto para ser colocado em sua horta!

Os principais sintomas de deficiência de nitrogênio nas plantas são:

  1. Clorose geral nas folhas mais velhas.
  2. Crescimento atrofiado, folhas pequenas, ramificação reduzida e floração precoce.
  3. Muitas vezes ocorre acúmulo de antocianina (coloração púrpura) em folhas e caule.